Arquivo

E o troco? Pimenta propõe investigar todas as emendas. Uma, dele, não chegou aos beneficiados

Confira, a seguir, nota que publiquei na tarde desta segunda-feira, inclusive com a manifestação oficial do deputado Paulo Pimenta, do PT – autor de uma emenda parlamentar para a UFSM, que teria passado pela Fatec, chegado a uma ONG mas não alcançado os beneficiários finais.

 

 

“UFSM e Fatec na roda. Emenda de Pimenta com dinheiro que não teria chegado a seu destino

 

Reportagem publicada no final de semana, assinada por Iara Lemos, editora de política do Diário de Santa Maria, na edição de final de semana, suscitou novos tremores no interior da Universidade Federal de Santa Maria, com respingos diretos na Fatec, a fundação de apoio da instituição.

 

Explicando, simplificadamente (confira, mais abaixo, as sugestões de leitura): o deputado federal Paulo Pimenta destinou emenda parlamentar no valor de R$ 48,2 mil a serem aplicados em entidades de Santa Maria, a partir da UFSM – que nomeou a Fatec para gerenciar os recursos. Complicado? Muito, muito mesmo.

 

Em todo caso, por conta disso, o parlamentar divulgou nota em que pretende a investigação de todo o caso, e avança pedindo que isso seja feito com todas as emendas com recursos destinados à Universidade. Mmmmmmm… E, de novo, mmmmmmm…

 

Confira a nota de Pimenta e, logo depois, as sugestões de leitura. Através de todos esses três textos, imagino, seja possível entender melhor esse enrosco.

 

“NOTA PÚBLICA

 

Em relação aos fatos divulgado na edição dominical de ZH e do Diário de Santa Maria de 9 de dezembro, esclareço o que segue:

 

1)         De fato, por solicitação do ex-Reitor Paulo Sarkis, no final de 2004 apresentei emenda parlamentar para a UFSM, para a aplicação em projetos de extensão. Na oportunidade, o Reitor insistiu que não havia justificativa para que vários deputados fossem parceiros da Instituição em projetos desta natureza e não eu. Tivemos acesso a estes projetos e estou em busca das cópias e de suas prestações de contas.

 

2)         A responsabilidade pela aplicação dos recursos é exclusiva da UFSM. A Universidade foi remunerada para aplicar, fiscalizar e prestar contas dos recursos.

 

3)         Fomos informados no início de 2006 que todo o recurso havia sido aplicado e que a prestação de contas estava concluída e aprovada.

 

4)         A vereadora Misiara Oliveira, na oportunidade Secretária Municipal de Assistência Social, Cidadania e Direitos Humanos, pela própria função que desempenhava, foi designada para acompanhar junto a UFSM os projetos, por solicitação da Instituição.

 

5)         Em nenhum momento qualquer entidade, ONG ou pessoa física manuseou recursos. Todos os pagamentos foram feitos pela UFSM, mediante cheques nominais e notas fiscais e recibos correspondentes.

 

6)         Recebi com surpresa o questionamento sobre a aplicação dos recursos. Nunca imaginei que sendo a UFSM a responsável pela emenda qualquer problema pudesse ocorrer.

 

7)            Buscarei, através de medida judicial, acesso a toda a documentação relativa a prestação de contas dos recursos. Também no âmbito do Legislativo Federal já tomei providências para que possamos conhecer o conjunto de informações relativas a emendas parlamentares na UFSM. Se houver qualquer utilização indevida de recursos públicos, serei o primeiro a exigir o ressarcimento e a respectiva punição dos envolvidos.

 

8)         Mesmo diante de fatos que buscam constranger nossa disposição de levar às últimas conseqüências as investigações sobre a possibilidade de uma quadrilha ter se utilizado do nome da UFSM para viabilizar o enriquecimento ilícito de grupos e pessoas, não desistiremos de possibilitar à toda comunidade o conhecimento pleno da verdade, independentemente de quem sejam os envolvidos. É no mínimo curioso que na medida em que estamos avançando numa investigação sem precedentes no RS, sobre uma organização criminosa, que desviou, segundo o MP Federal e a própria Policia Federal, cerca de 40 milhões de reais dos cofres públicos, os suspeitos sejam fonte de uma denúncia improcedente. Se alguma irregularidade ocorreu, que os responsáveis pela aplicação dos recursos sejam identificados e o uso inadequado de dinheiro público punido.

 

Me coloco à disposição para informações complementares.

 

Atenciosamente,

 

PAULO PIMENTA

Deputado Federal PT/RS”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem “Uma emenda e muitas dúvidas”, de Iara Lemos, na edição de final de semana do Diário de Santa Maria, do qual é editora de política e colunista.

Leia também a reportagem “Informações incompletas”, igualmente assinada por Iara Lemos e publicada no Diário de Santa Maria nesta segunda-feira.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo