DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Ranking de instituto britânico põe a UFSM em 27ª lugar nos países da América Latina

Instituição cresceu 24 posições em relação a levantamento de dois anos atrás

Por Laurent de Lima Keller (com gráficos da Proplan/UFSM) / Da Agência de Notícias da UFSM

O instituto britânico Times Higher Education (THE), um dos levantamentos de Ensino Superior mais conceituados internacionalmente, divulgou nesta quinta-feira, 14, o ranking das melhores universidades da América Latina e Caribe em 2022. Neste ano, a UFSM ficou na 27ª posição geral, o que significa uma ascensão de 24 colocações desde 2020.

Com mais integrantes no ranking que os demais países, o Brasil conta com 72 universidades na avaliação, cinco a mais que em 2021. Nacionalmente, a UFSM ocupa a 18ª posição. Em relação às Instituições gaúchas, a Universidade é a terceira colocada geral e segunda das públicas, atrás somente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Destaque na disseminação de conhecimentos

Nesta edição do ranking foram avaliadas 197 instituições, 20 a mais do que em 2021, localizadas em 13 países diferentes. Para suas análises, o ranking THE avalia as instituições de ensino através de seus pilares principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectivas internacionais. A versão Latino Americana da avaliação utiliza os mesmos 13 indicadores de desempenho da classificação global, distribuídos em cinco categorias.

Neste ano, o grande destaque da UFSM foi na categoria Citações. Nesta área, a Universidade sobressaiu-se com uma pontuação que saltou de 41,9 no último ano, para 71,1 em 2022. 

Análise contínua de resultados

Para que a UFSM figure nos mais diversos rankings, um extenso trabalho de organização de dados e iniciativas é realizado. A análise do desempenho da Universidade tanto em rankings nacionais quanto internacionais é realizada de forma contínua, a fim de qualificar o trabalho que já é desenvolvido e impulsionar áreas que ainda podem crescer. 

O reitor da UFSM, Luciano Schuch, comemora os resultados que vêm sendo obtidos. Em abril deste ano a UFSM já havia se destacado na erradicação da fome, em outra edição do ranking THE, que levava em conta o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Em junho, a Reputação Acadêmica da Universidade foi destaque no QS Ranking. 

Para Schuch, os resultados são fruto do trabalho comprometido que a comunidade acadêmica realiza. Sobre os resultados divulgados no dia de hoje, ressalta a importância da pesquisa e da ciência desenvolvida na UFSM. “É com grande satisfação que recebemos a notícia de que subimos duas posições no ranking THE no último ano. Mais importante que isso, é analisar o avanço que temos desde 2020, em que a UFSM estava na posição 51. Hoje, em 2022, alcançamos a 27ª posição dentre as Universidades da América Latina, melhor posição já alcançada por nós desde o início dessa avaliação. Isso graças ao empenho e a dedicação da nossa comunidade universitária. A UFSM apresentou um grande destaque na categoria citação, em que elevou seus índices no que diz respeito à influência da pesquisa e ao papel das universidades na disseminação de novos conhecimentos. Isso mostra que a qualidade do que vem sendo feito na instituição é inegável e reforça nosso compromisso com a sociedade brasileira, no momento em que a ciência produzida é disseminada e impacta no desenvolvimento da nossa comunidade”, afirma o reitor. 

Os resultados detalhados deste e dos demais rankings em que a UFSM figura podem ser encontrados no site da Pró-Reitoria de Planejamento.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. UFRGS ficou em 8ª lugar. PUCRS em 14º. Mas a festa deve estar grande mesmo na Universidade das Indias Ocidentais da Jamaica, ficaram em 21ª lugar, seis na frente da UFSM, a 3,1415927K das Galaxias! Kuakuakuakuakua!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo