DestaqueEleições 2022

ELEIÇÕES 2022. Um em cada sete eleitores não é obrigado a votar. Percentual é o maior desde 2002

São quase 21 milhões de eleitores que podem deixar de ir às urnas: 13,4%

Volta a subir o número de eleitores que não precisam votar. Entre eles estão os analfabetos (Foto Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Do G1, o portal de notícias das Organizações Globo / Texto de Marina Pinhoni, de São Paulo

Um em cada sete eleitores brasileiros não é obrigado a comparecer às urnas em 2022, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O percentual de voto facultativo, que vinha caindo nas últimas eleições, voltou a subir e pode ser decisivo para a escolha do próximo presidente, segundo especialista.

De acordo com a Constituição, o voto é opcional para os analfabetos, os eleitores com 16 ou 17 anos e aqueles que têm 70 anos ou mais. Estes cidadãos não precisam se registrar e, caso o façam, seu voto não é obrigatório.

Nas eleições de 2022, o total de eleitores registrados que não são obrigados a votar é de 20,9 milhões, o que representa 13,4% do eleitorado total. Em 2018, foram 17,8 milhões com voto opcional, o equivalente a 12,1% do total . O percentual deste ano é o maior registrado em eleições nacionais desde 2002, quando foi de 13,5%.

Além disso, a proporção do voto facultativo voltou a subir em 2022 pela primeira vez em vinte anos, revertendo uma tendência de queda nas últimas disputas presidenciais. Não é possível fazer uma análise anterior a 2002 por falta de informações precisas na base de dados sobre o grau de escolaridade dos eleitores.

Embora a taxa de eleitores analfabetos esteja diminuindo no país, ela é compensada pelo maior número de idosos – devido ao envelhecimento da população – e pelo aumento recorde de jovens que buscaram tirar o título .

De acordo com a cientista política Maria do Socorro Braga, o voto facultativo pode ter peso decisivo neste ano, por se tratar de uma disputa polarizada entre o ex-presidente Lula (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL).

Segundo a professora, a mobilização provocada pelos dois candidatos mais bem colocados nas pesquisas pode contribuir, inclusive, para diminuir a abstenção dos idosos, que historicamente é alta.

“Vários elementos mobilizam o eleitorado da terceira idade. Eles são os que têm mais memória do que foram os governos anteriores, então têm mais condições de fazer essa comparação e avaliar que querem um projeto diferente para o país. Mas parte desse eleitorado também é conservadora, então pode decidir manter o atual governo pela pauta comportamental”, afirma…”

PARA LER A ÍNTEGRA, COM OUTRAS INFORMAÇÕES E ILUSTRAÇÕES, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo