Arquivo

Caso Renan. Laudos, depoimentos. Nada mais importa. Veredito dos relatores já é conhecido

Na noite desta terça-feira, a Polícia Federal cumpriu o prometido: entregou no Senado o laudo com o resultado da perícia nos documentos da defesa de Renan Calheiros, acusado de quebra do decoro parlamentar, em representação feita pelo Partido Socialismo e Liberdade, o PSol. Pergunta-se: as conclusões dos peritos federais, até este momento desconhecidas, servirão como argumento para os três relatores do processo no Conselho de Ética? Resposta: um sonoro não.

 

Na verdade, pouco importa. Nem mesmo o depoimento que, se anuncia, dará o próprio acusado aos integrantes do CE do Senado. E que deve acontecer nos próximos dias. Afinal, informa-se (confira nas sugestões de leitura, lá embaixo) que os relatores já têm sua posição. Mais que isso: os relatórios, serão dois contrários e um favoráveis a Renan, já estão em fase de redação.

 

Aliás, faltam detalhes a ser utilizados no texto acusador ou no abonador. E só isso. Mas Marisa Serrano, do PSDB de Goiás, e Renato Casagrande, do PSB do Espírito Santo, já firmaram convicção pela culpa de Renan Calheiros. E Almeida Lima, do PMDB de Sergipe, é pela absolvição. Desde criancinha. Ou mesmo antes, como escreve o jornalista Josias de Souza.

 

Ora, é a pergunta que se faz: então por que tanto nhenhenhém, se ninguém dá bola para argumentos técnicos? Simples, o julgamento é político. E para dois senadores Renan se ferrou por, supostamente, utilizar recursos de lobista para pagar pensão alimentícia pedida pela mãe de sua filha, a ex-amante Mônica Velloso. E para o terceiro, não há problema algum. Ou as provas são insuficientes. Ou que argumento seja – desde que absolva Renan.

 

Diante de tudo isso, é só uma questão de tempo – um mês? Dois? Não se sabe. Há indícios muito forts de que o senador alagoano será condenado por seus pares, no Conselho de Ética. E há boas indicações no sentido de que seja absolvido pelo plenário, com o voto de 80 senadores (ele próprio, claro, não votará). E, tanto quanto o procedimento, também a decisão será política. E ponto.

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a nota “Conselho já decidiu cassar Renan: pra que laudo?”, de Helena Chagas, no Blog dos Blogs.

Leia também a nota “Relatores já preparam pedido de cassação de Renan”, de Josias de Souza, da Folha de São Paulo.

Confira igualmente a notícia divulgada pela Agência Brasil, em texto assinado pelo repórter Marcos Chagas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo