Por Prefeitura de Santiago
O município de Santiago está entre os melhores do país, de acordo com o Ranking das Melhores Cidades do Brasil, que é elaborado todos os anos pela Austing Rating, a maior agência do segmento, e que foi divulgado pela revista Isto É, de circulação nacional. O estudo avaliou todos os 5.565 municípios brasileiros e selecionou 50 cidades nas categorias Cidade Grande (acima de 200 mil moradores), Cidade Média (acima de 50 mil) e Pequeno porte (até 50 mil habitantes), avaliando indicadores quantitativos e qualitativos, considerando os critérios fiscais, econômicos, indicadores sociais, digitais. Ou seja: o fato de Santiago estar presente na lista é muito relevante.
Dentro desse ranking divulgado pela Isto É, Santiago está presente em quatro categorias entre as cidades de até 50 mil habitantes, sendo a 24ª do Brasil em Indicadores Econômicos; a 30ª em Indicadores Sociais; a 47ª em Indicadores Fiscais e no ranking geral da categoria, que considera a pontuação em todos os segmentos, Santiago está como 42ª.
A pesquisa faz um profundo estudo nos indicadores de qualidade de vida, educação, saúde, habitação, responsabilidade social, atenção ao jovem e desenvolvimento humano, execução do orçamento e desenvolvimento econômico, com base em dados de fontes públicas, como o IBGE, a Secretaria do Tesouro Nacional, os Ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Ministério do Trabalho e Emprego, Departamento de Trânsito e outras fontes oficiais.
“Essa pesquisa nos traz indicadores positivos de que estamos no caminho certo. Os destaques traduzem o município em um crescimento em desenvolvimento econômico e social de uma cidade que se preocupa com a qualidade de vida, a geração de oportunidades, que colocam Santiago em destaque nacional”, ressaltou o prefeito Tiago Gorski Lacerda.
A publicação ressalta que não houve nenhuma prefeitura do país que não tenha tido perdas com a pandemia, que mergulhou a todos em cenários de incertezas, aumento de despesas, queda na arrecadação, problemas sociais e econômicos. Portanto, os municípios que despontaram na pesquisa também vivenciaram isso, mas demonstraram superação através de uma gestão eficiente.
Rankings por si só já são ‘aquilo’, agora ‘Isto é’ virou fonte ‘confiável’. Kuakuakuakuakua!