DestaqueSanta Maria

CIDADE. Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua tem palestras e atividade no centro

Promoção nesta sexta é da Prefeitura e seminário será realizado na Câmara

Por Rodrigo Ricordi (com imagem de Divulgação) / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal 

A data de 19 de agosto é marcada como o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, em memória ao “Massacre da Sé”, ocorrido em 2004, quando sete pessoas em situação de rua foram assassinadas e oito feridas enquanto dormiam na Praça da Sé, em São Paulo (SP). Em Santa Maria, a data será marcada por debates e mobilização dos serviços socioassistenciais do Município acerca dos direitos da população em situação de rua, além de orientações sobre o tema à comunidade santa-mariense. 

Segundo a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Annie Jacques, a ideia é conscientizar as pessoas sobre a população em situação de rua. Para isso, nesta sexta-feira (19), a partir das 13h30min, na Praça Saldanha Marinho, integrantes do Creas, em conjunto com as Casas de Passagem do Município (Mundo Novo e Maria Madalena), realiza uma intervenção em que serão entregues panfletos informativos.

“Nosso intuito é sensibilizar a comunidade santa-mariense sobre os direitos da população em situação de rua, que a rua é consequência de processos sociais, e não apenas uma simples escolha. O tema da intervenção é “Rua, por quê?”. Na oportunidade, será exposta uma faixa com a frase “Rua, por quê?”, onde os acolhidos das casas de passagem escreveram dentro das letras a principal motivação para estarem, hoje, em situação de rua”, explica.

Durante a manhã, as atividades serão na Câmara de Vereadores, a partir das 8h30min, com a participação da secretária adjunta de Saúde, Ana Paula Seerig. Todas as atividades são gratuitas. Confira abaixo a programação.

1º Seminário Alusivo ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, na Câmara de Vereadores

Programação: 

– 8h – Credenciamento

– 8h30min – Atuação do Ministério Público na defesa dos direitos da população de rua em Santa Maria, com o promotor de Justiça Joel Oliveira Dutra

– 9h40min – Política municipal de saúde e atendimento à população em situação de rua, com a secretária adjunta de Saúde Ana Paula Seerig e o assistente social do Caps Cia do Recomeço, James Pizarro

– 10h15min – Intervalo

– 10h30min – A política de assistência social e a garantia de direitos da população de rua. A experiência do Centro Pop de Novo Hamburgo (RS), com a coordenadora do projeto Juliane Jacoby

– 11h30min – Rua, por quê? Experiências e reflexões de pessoas em situação de rua no Município
Saiba, abaixo, os serviços de atenção às pessoas em situação de rua oferecidos pelo Município:

As Casas de Passagem disponibilizam 80 vagas em período integral a pessoas sem moradia ou que passam pela cidade por motivos médicos ou de trabalho e não têm condições de pagar hospedagem. Além de três refeições diárias, os moradores recebem, no momento em que chegam, um kit higiene, composto por escova de dente, creme dental, sabonete, xampu e toalha. Após o banho, os moradores têm um tempo livre em um espaço comum, onde assistem televisão, leem ou simplesmente conversam…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo