CIDADE. UFSM entra firma na campanha contra a Fome. Sindicatos dos segmentos internos se unem
Uma soma de grupos na iniciativa para arrecadar alimentos até janeiro 2023
Por Bruna Homrich / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)
A partir da próxima segunda-feira, 29 de agosto, estará na rua a campanha “UFSM Contra a Fome”, que tem por objetivo arrecadar alimentos para serem posteriormente doados a pessoas e famílias em situação de pobreza, fome e vulnerabilidade social.
Ao olhar-se para o cenário da cidade e do país, a campanha se justifica e se firma como uma necessidade inquestionável do momento: em 2022, o Brasil retornou ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU) , uma vez que 4,1% da população sofre de fome crônica; já Santa Maria teve, só no último período, quase CINCO_MIL novas famílias na linha da pobreza e da extrema pobreza.
Frente à tal realidade, dezenas de grupos e iniciativas vêm tentando amenizar a dor de quem sofre com a fome na cidade. São marmitas de almoço, jantar e, em alguns dias, cafés da manhã servidos a pessoas privadas de acesso aos alimentos.
Embora conservem o entendimento de que a fome só será erradicada (ou chegará perto disso) com um projeto político que priorize as pessoas ao invés de os lucros, as entidades sindicais (Sedufsm, Assufsm, Atens, Sinasefe), estudantis (DCE e APG – Associação de Pós-Graduandos/as), movimentos sociais e a gestão da UFSM uniram-se para promover a ação solidária em caráter de urgência. Pois quem tem fome, tem pressa.
Além das entidades acima citadas, também são proponentes da ação o Observatório de Direitos Humanos da UFSM, o Programa de Extensão Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária – Residência – NIJuC-R, o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA-SM) e o Projeto de Extensão “Ufsm nas ruas: mais portas, menos muros para catadores de materiais recicláveis e pessoas em situação de rua” – este último será responsável por aglutinar os alimentos e os enviar ao COMSEA para que faça a distribuição às entidades e grupos que compõem o Comitê de Emergência Ruas (CER-SM).
O Comitê reúne organizações diversas que servem refeições em diferentes dias, horários e regiões da cidade.
Saiba como acontecerá a Campanha e onde doar:
A Campanha UFSM Contra a Fome será itinerante, ou seja, o ponto de coleta dos alimentos mudará de tempos em tempos, de forma a percorrer todo o campus sede. Acompanhe, abaixo, o cronograma e os locais de coleta de alimentos:
29/08 a 09/09: Prédios da Reitoria e do Ipê Amarelo
12/09 a 16/09: Colégio Politécnico
19/09 a 30/09: Centro de Tecnologia (CT)
03/10 a 14/10: Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE)
17/10 a 28/10: Centro de Educação (CE)
31/10 a 11/11: Centro de Ciências da Saúde (CCS)
14/11 a 25/11: Centro de Educação Física e Desportos (CEFD)
28/11 a 09/12: Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH)
12/12 a 23/12: Centro de Ciências Rurais (CCR)
02/01 a 13/01: Centro de Artes e Letras (CAL)
16/01 a 27/01: Colégio Técnico Industrial (CTISM)
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.