Artigos

Santa Maria deve liderar a região – por Carlos Costabeber

O saudoso Evandro Behr foi o último Prefeito a falar que Santa Maria deveria liderar a Região, para ter maior poder de barganha junto ao Governo Federal e do Estado. Mas, passados 25 anos, nossas lideranças vêm dando pouco valor a essa realidade, justamente num cenário de gradual perda da nossa força politica.

Santa Maria chegou a ter numa mesma legislatura três deputados estaduais e três federais (Nelson Marchezan, João Gilberto e Osvaldo Nascimento em 1982; Marchezan, Valdeci e Marcos Rolim em 1998. Sem falar em Nelson Jobim, Renan Kurtz, Cezar Schirmer e os representantes eleitos pela região). Hoje, a cidade tem apenas um deputado federal e um estadual, ambos em oposição ao governo.

A enorme e gradual perda de representatividade politica deveria ter alertado nossos prefeitos (e vereadores), da importância de chamar para si essa responsabilidade. Uma questão mais do que óbvia, por sermos um polo que abriga um milhão de habitantes, com seus múltiplos interesses.

Há exatos 24 anos, era fundada a Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCentro), reunindo 33 cidades, e sediada em Santa Maria. Pois mesmo tendo a sua sede aqui, a participação dos nossos prefeitos sempre ficou abaixo da expectativa dos colegas; quando deveria ser exatamente o contrário. Essa espécie de soberba, sempre nos deixou distantes das comunidades do entorno (como pude  testemunhar, pelas ligações que tenho com as prefeituras do interior).

Pois agora surge uma nova oportunidade para assumirmos esse papel, com a eleição do Jorge Pozzobom e Sérgio Cechin. Tenham certeza de que os pleitos da cidade serão abraçados pelos demais parceiros, pois se Santa Maria for bem, todos sairão beneficiados. Ainda mais numa hora como essa, em que teremos de brigar por verbas governamentais cada vez mais escassas.

O mesmo acontece com o “irmão da AMCentro”, o Consórcio Intermunicipal da Saúde. Funcionando na mesma sede, é a organização que disciplina a atuação dos municípios, nessa que é a área mais sensível na gestão dos prefeitos.

Então, vejam a importância para a região, que Santa Maria assuma a liderança política e faça a coordenação de toda a área da saúde. Ainda mais agora, às vésperas de uma decisão quanto ao futuro do Hospital Regional, quando 100% da sua demanda advirá dos municípios que formam a AMCentro.

Já num segundo momento, Pozzobom deveria ampliar as relações com outras cidades, que mesmo pertencendo a associações diferentes, pautam pelos mesmos interesses. É o caso da região do Vale do Rio Jacuí, liderada por Cachoeira do Sul, e as vizinhas Júlio de Castilhos, Tupanciretã.

Está dada mais uma sugestão estratégica ao prefeito eleito. Caberá a ele pleitear essa liderança, recolocando Santa Maria também como polo politico da região. Precisamos recuperar o prestigio que deixamos escapar por entre os dedos, pois todos sairão ganhando, tenham absoluta certeza.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo