DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. UFSM assina acordo de cooperação internacional com o Instituto Politécnico do Porto

É a integração com os portugueses em várias áreas do conhecimento humano

Antonio Pontes, Luciano Schuch e Paulinho Salerno: acordo com portugueses e internacionalização da UFSM (Foto Divulgação)

Da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM (*)

Na última segunda-feira, 8 de agosto, a Universidade Federal de Santa Maria assinou um acordo de cooperação internacional com o Instituto técnico do Porto, de Portugal. O objetivo é colaborar  em atividades nos domínios do Patrimônio Cultural, das Artes Visuais e da Educação. 

Entre outros fatores, a parceria se dá em virtude do profundo interesse no estreitamento das relações técnicas-científicas e culturais entre Brasil e Portugal; do interesse comum em promover e estimular o ensino e os avanços científicos-pedagógicos dos dois países; do desejo de incrementar o intercâmbio e a cooperação técnico-científica, para fortalecer a produção científica institucional e os programas de desenvolvimento entre os dois países.

O professor Júlio César Cossio Rodriguez destacou a importância do acordo para a UFSM: “essa é mais uma ação da Universidade em direção à internacionalização. Todo acordo e todo o convênio que nós realizamos são importantes para as pessoas. Quando há municípios e institutos externos que se interessam pela região, quando envolve mais programas de pós-graduação, acontece aquilo que nós queremos, que é a troca de ações concretas. São esses os convênios que interessam a nossa universidade. Então, espero que não fique só no papel e que as ações se desenvolvam em todos os âmbitos propostos”.

O acordo também será relevante para projetos de desenvolvimento da região, tal como o projeto do Geoparque da quarta colônia, que vem sendo desenvolvido pela UFSM. Os cursos de pós-graduação da universidade já estão atuando junto aos nove municípios que fazem parte do projeto, e a parceria firmada no dia de hoje, que atuará, também, no campo Patrimônio Cultural, busca fortalecer essa atuação. 

O reitor da Universidade, Luciano Schuch, destaca este fator: “para nós, é muito importante esse acordo de cooperação e a questão da internacionalização da nossa universidade. O projeto do geoparque, que é um grande projeto de desenvolvimento da nossa região e no qual a universidade vem trabalhando há mais de 4 anos, vai receber os avaliadores da UNESCO no final do ano, ou seja, deixou de ser um projeto de gestão para ser um projeto institucional. Percebemos que esse é um modelo para o desenvolvimento da região. Hoje, são mais de 27 professoras da quarta-colônia se qualificando, fazendo mestrado, fruto dessa nossa caminhada. Há também a questão do desenvolvimento baseado no empreendedorismo, na inovação. E essas ações sempre consideram o que o território da região tem a oferecer. Esse nosso trabalho potencializa o que há de bom nos territórios, pois colocamos o conhecimento da Universidade à disposição das pessoas que buscam desenvolver a região”.

O acordo estabelecido hoje entre a UFSM e o Instituto Politécnico do Porto vai vigorar, inicialmente, durante 5 anos, a partir do dia da assinatura do convênio. Participaram da reunião, além do reitor da UFSM, Luciano Schuch, o Presidente da Famurs e Prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, o Assessor da Secretaria de Assuntos Internacionais da UFSM, professor Júlio César Cossio Rodriguez, o professor do Instituto Politécnico do Porto e Diretor do Museu Nacional Soares dos Reis, de Portugal, António Pontes, e demais professores envolvidos no projeto.

PARA LER NO ORIGINAL, E VER TAMBÉM OUTRA FOTO, CLIQUE AQUI.

(*) Produzida e distribuída no início da semana, a matéria foi atualizada cronologicamente pelo editor.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Não agrega muito, principalmente nas areas envolvidas. Teriam que procurar convenios com instituições de ponta na Alemanha, França, Reino Unido ou EUA. Existe, entretanto, um problema cultural. Quem acha que sabe tudo não aprende nada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo