DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Universidade Franciscana inicia as atividades do programa “Profissional do Amanhã”

Público alvo é o estudante do ensino médio e não apenas de Santa Maria

Por Márcia Pilar / Da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana

Aproximar o estudo universitário dos alunos do Ensino Médio para que a futura geração conheça a respeito das profissões que irão dominar o mercado de trabalho e revolucionar, ainda mais, nossa sociedade. É com essa premissa que a Universidade Franciscana (UFN) deu o start nesta terça-feira (17) no programa Profissional do Amanhã (AQUI),  uma iniciativa inédita que irá desenvolver uma série de encontros virtuais em que seus professores (Mentores) e acadêmicos (Embaixadores) compartilham conhecimentos, vivências e novidades através de oficinas, bate-papos e workshops.

A grande participação de estudantes com a faixa etária entre 15 e 18 anos das mais de 50 escolas do Ensino Médio provenientes de cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Mato Grosso do Sul, como: Santa Maria, Agudo, Cachoeira do Sul, Silveira Martins, Cruz Alta, Santana do Livramento, São Sepé, Uruguaiana, São Pedro do Sul, Júlio de Castilhos, Formigueiro, Anta Gorda, São Martinho da Serra, São João do Polêsine, Faxinal do Soturno, Santiago, Morro Redondo, Correia Pinto (SC) e Fátima do Sul (MS).

Mas ainda é possível participar dos cinco projetos do Profissional do Amanhã que desenvolverão as carreiras mais promissoras que estão despontando no mercado e que abarcam 35 cursos de graduação presencial e de Ensino a Distância da Instituição: Academia de Computação, Cientista Aprendiz, Inteligência em Saúde, Líder do Futuro e Transformação Criativa. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link (AQUI).

 “A ideia principal do Profissional do Amanhã é trazer aos futuros universitários os melhores modelos, projetos e professores que irão impactá-los na escolha profissional ao explorar os potenciais que as profissionais têm. Já que, para estar em destaque no mercado de trabalho, é preciso ter a habilidade de se transformar e se reinventar”, detalha a vice-reitora da UFN, professora Solange Binotto Fagan.

Pensado para que os estudantes tenham acesso às inúmeras oportunidades de aprendizado que são oferecidas aos acadêmicos da UFN, o programa é direcionado à estudantes do Ensino Médio, os encontros virtuais ocorrerão quinzenalmente de modo alternado com oficinas temáticas, reuniões para planejamento e construção do produto, serviço ou protótipo que deverá ser apresentado ao final do programa. Em novembro, os produtos desenvolvidos durantes os encontros de cada projeto serão apresentados na Mostra Profissional do Amanhã e o melhor será premiado, ou seja, cinco projetos serão escolhidos entre os melhores.

De agosto a novembro, serão realizados quatro encontros de imersão e outros quatro focados no desenvolvimento de produtos em cada um dos programas. Os encontros acontecerão a cada 15 dias e serão alternados entre oficinas temáticas e reuniões para planejamento e construção do produto/protótipo que deverá ser apresentado ao final do projeto. No término destas atividades, todos os participantes receberão um certificado de imersão no Programa Profissional do Amanhã com carga horária de 30 horas.

Confira o video de apresentação do Programa:

Conheça mais sobre os projetos desenvolvidos:

CIENTISTA APRENDIZ (www.ufn.edu.br/site/profissional-do-amanha/cientista-aprendiz)

Conhecer a ciência de uma forma descomplicada, dinâmica e interessante de se aprender é a maneira como os cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia Biomédica, Engenharia de Materiais, Física Médica, Radiologia, Biomedicina e Farmácia, se propõe a atuar. Proporcionando ambientes de experimentação ao estudante em diversas áreas, transformando os alunos em cientistas aprendizes através de temas: ‘Nanofios – curando e construindo o futuro’, ‘Nanotecnologia 24h com você’, ‘Teranóstica – da ciência à cura de doenças’ e ‘Tratamento de Águas Residuárias’.

ACADEMIA DE COMPUTAÇÃO (www.ufn.edu.br/site/profissional-do-amanha/academia-de-computacao)

Uma oportunidade criativa para conhecer os cursos de Ciência da Computação, Jogos Digitais, Matemática e Sistemas de Informação da UFN a partir de uma imersão em temas como: ‘Cientista de Dados’, ‘Computação Móvel’, ‘Desenvolvimento de Games’ e ‘Inteligência Artificial’.

INTELIGÊNCIA EM SAÚDE (www.ufn.edu.br/site/profissional-do-amanha/inteligencia-em-saude)

O conceito de saúde vem sendo ressignificado, além do tratamento de doenças, os profissionais têm como foco principal a prevenção. Com isso, os cursos de Odontologia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Psicologia, Fisioterapia e Nutrição apresentam diversas formas de atuação do nos ambientes de cura e cuidado, trazendo temas inovadores e dinâmicos e desenvolvendo experiências tendo como foco as ciências da saúde: ‘Suporte Básico à Vida’, ‘Inteligências Múltiplas’, ‘Nutriflix e Fisioflix – as séries que te levam à saúde do futuro’ e ‘Inclusão, viva esta ideia’.

LÍDER DO FUTURO (www.ufn.edu.br/site/profissional-do-amanha/lider-do-futuro)

Quais as habilidades necessárias para os profissionais do futuro e quais as tendências de mercado? Os cursos de Administração, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Direito, Marketing EaD, Gestão em RH EaD e Gestão Financeira EaD te convidam a conhecer os temas inovadores na área da gestão, empreendedorismo e liderança: ‘Empresas B e a Economia Circular’, ‘A tecnologia e a empregabilidade no futuro’, ‘Experiência do consumo no digital’ e ‘Inteligência Emocional e a Internet das Coisas’.

TRANSFORMAÇÃO CRIATIVA (www.ufn.edu.br/site/profissional-do-amanha/transformacao-criativa)

Criar, transformar, dialogar, construir, ressignificar. Essa é a proposta do projeto que engloba os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design, Design de Moda, História, Letras, Filosofia, Pedagogia, Pedagogia EaD, Jornalismo e Publicidade e Propaganda e te convidam a refletir sobre contextos sociais, históricos e do cotidiano da vida das pessoas com os temas: ‘O potencial transformador da Comunicação e das Mídias Sociais’, ‘Qual o meu lugar no futuro’, ‘A Imaginação no Poder’ e ‘Moda de Rua’.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo