DestaqueRegião

TUPANCIRETÃ. Flagrante de um depósito irregular de lixo na BR 392 resulta em multa superior a R$ 5 mil

Munícipe registrou a situação e denunciou ao setor responsável na Prefeitura

Caminhão de pequeno porte deixou o lixo na entrada que vai para o Assentamento Santa Rosa (Foto Divulgação)

Por Prefeitura de Tupanciretã

Início deste mês, a Secretaria do Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental recebeu uma denúncia anônima com registros de um flagrante de descarte irregular de resíduos.

As imagens capturadas identificaram um caminhão de pequeno porte, estacionado no acostamento da Faixinha na 392, na entrada que vai para a localidade do Assentamento Santa Rosa, Bolsão I, o veículo estava com a carroceria aberta e dois indivíduos empurrando os descartes para fora.

Apurando a denúncia, servidores da SEFAM (Setor Municipal de Fiscalização e Educação Ambiental) estiveram no local para ver os tipos de materiais descartáveis e, se tinha algo que pudesse ser muito nocivo ao meio ambiente ou até mesmo que causasse risco às pessoas.

Avaliando as fotos e depois com a visita, o depósito dos resíduos trouxe mais adeptos ao descarte irregular, pois o volume já tinha aumentado se comparado as imagens recebidas.

Averiguando as informações e identificando o veículo, e amparado pelo Decreto Federal 6514, que trata sobre as infrações e sanções administrativas ao meio ambiente, foi emitida uma autuação no valor de R$ 5 mil ao proprietário do veículo.

Mas essa penalidade só se tornou possível porque bastou uma pessoa não aceitar o que viu, registrar o ato em imagem para comprovar, embasou sua alegação sem receios.

Como fiscalizar

Entre em contato com a Secretaria do Agronegócio e Sustentabilidade Ambiental, no horário das 7h às 13h pelo fone (55) 3272-2346 ou, pessoalmente, no Complexo Tupanciretã (antiga Fepagro) que a SEFAM irá orientar sobre o descarte. Ainda, se preferir, poderá ser feito protocolo por meio do Sistema 1Doc no site da Prefeitura (https://tupancireta.rs.gov.br/).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo