DestaqueEducação

UFSM. Começam nesta segunda-feira as inscrições para a 37ª edição da Jornada Acadêmica Integrada

Evento terá apresentações de trabalhos, palestras e até maratona de inovação

Da Agência de Notícias da UFSM / Com informações da PRPGP

A 37ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI) da UFSM será realizada entre os dias 7 e 11 de novembro, desta vez no formato presencial. O evento tem como objetivo incentivar a iniciação de estudantes ao meio acadêmico, através da troca de experiências promovidas por palestras, oficinas, apresentações de trabalhos de ensino, pesquisa e extensão e, nesta edição, uma maratona de inovação. 

As Pró-Reitorias de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP), de Extensão (PRE), e de Graduação (PROGRAD) e a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) tornam público o edital 027/2022com orientações para participação no evento. As inscrições para submeter trabalhos iniciam na segunda-feira (1º/08) e terminam às 17h do dia 1º de setembro. Os alunos de outras instituições de ensino superior, que submetem os trabalhos na categoria JAI Externos, devem enviar o comprovante de matrícula atualizado até o dia 2 de setembro. 

Além disso, as inscrições para a categoria ouvinte podem ser realizadas do dia 1º de agosto até às 12h do dia 9 de novembro. Segundo o coordenador de Iniciação Científica, professor Leandro Souza da Silva, “estamos na expectativa de que a retomada das atividades presenciais na JAI também será a oportunidade de retomar as conexões entre as pessoas após dois anos da pandemia, destacando a produção da comunidade acadêmica interna e externa da UFSM”.

A Jornada é dividida em cinco sub-eventos para a submissão de trabalhos: Salão de Iniciação Científica, de Ensino, de Pós-Graduação, de Extensão e JAI Externos, além da JAI Jovem que tem um edital específico. Ainda, durante a semana da JAI, são realizados os eventos satélites, promovidos pelas unidades de ensino da Instituição, que podem ser palestras, workshops, mesas redondas, seminários, congressos e reuniões de trabalho. A programação completa será divulgada em breve.  

Retorno ao presencial com novidades

Este ano as apresentações voltam no formato presencial, em grande parte no Centro de Convenções e em alguns locais do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) – Prédios 74 A, B e C. Nos outros campi da UFSM – Frederico Westphalen, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões – também poderão ocorrer atividades. 

Os trabalhos podem ser apresentados nos formatos banner, oral ou performativa – para alunos dos cursos de dança, música e artes cênicas. Na inscrição, o aluno escolhe qual a opção desejada para realizar a apresentação, mas a decisão final será divulgada após a etapa de avaliação, em função da demanda e disponibilidade de espaços.

Simultaneamente, acontecerá a 1ª Maratona de Inovação, que é um evento promovido pela AGITTEC para estimular a criação de soluções por meio de raciocínio investigativo, criativo e colaborativo. 

O Edital 027/2022 e mais informações podem ser acessados no site da JAI.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo