Artigos

Uma reflexão sobre a nossa falência institucional – por Giuseppe Riesgo

Então, “o que mais sentimos é o mesmo cansaço de 2018, se não maior”

Um dos fatos marcantes da semana foi, sem dúvida alguma, a posse do controverso Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Por lá, tivemos de tudo: ex-presidente cassado por atentar contra as contas nacionais, ex-presidente condenado e preso em duas instâncias processuais e ex-presidente que quebrou o país com planos econômicos fracassados, mas que ainda segue parasitando a sociedade em um eterno jogo de poder e controle sob sua base eleitoral, no Maranhão.

Tivemos, além disso, um festival de gafes e cochichos, aos cantos, de uma elite política que se reveza no poder e enfraquece nossas instituições.

E esse tem sido o resumo do cansaço que a política nacional tem causado junto a uma parcela significativa da população brasileira. A sofisticação esgotou o eleitor. E desse sentimento, veio o fenômeno de revolta e o consequente resultado das urnas em 2018. Aquele fenômeno eleitoral foi uma reação. Uma insurgência aos mesmos de sempre e aos parcos resultados sociais que a política tradicional entregou à população brasileira.

Só que essa percepção não passou. Quatro anos depois, o que mais sentimos é o mesmo cansaço de 2018, se não maior. A falência institucional segue perceptível, os resultados sociais seguem insuficientes e as necessidades seguem aumentando. Ou seja, a nossa democracia, tão vangloriada, segue prometendo muito e entregando pouco. E, por obvio, a população percebe.

Foi por isso que o NOVO se formou e entrou na política nacional. Porque percebemos o desgosto e sentimos a falência – política e institucional -, do Estado brasileiro em melhorar as condições de vida do povo brasileiro. O nosso Estado é caro, mas também pesado. No atual sistema político, o ônus suportado pela população não traz seu bônus. A realidade? Todos nós sentimos a carga estatal apenas na hora de pagar a conta (e isso precisa mudar).

Por isso precisamos de uma revolução política e institucional nesse país. Atuar e contribuir ativamente com a mudança que nós queremos. A democracia pressupõe participação e isso vai muito além de votar.

Se as instituições não funcionam, a democracia vira um sistema político repleto de boas intenções (e só). O Estado brasileiro tem, infelizmente, se resumido a isso: um conjunto de promessas e poucas entregas sociais. Que sejamos, no outubro próximo, a mudança que todos nós queremos nesse país.        

(*) Giuseppe Riesgo é deputado estadual e cumpre seu primeiro mandato pelo partido Novo. Ele escreve no Site todas as quintas-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Na Argentina acontecem manifestações significativas. Economia. Governo não tem muito o que fazer por lá, mas se procurarem corrupção não deve ser dificil encontrar. Muitos que tinham grana foram para Miami e os endinheirados que ficaram fingem que está tudo normal. Resumo da opera é simples, no Brasil a população está cansada, mas se sentirem o cheiro de KK é 2013 de novo. E o Novo? Só no nome.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo