BASTIDORES. ‘Farmácia Viva’, candidata do PSTU em Santa Maria e a volta do turno integral na Câmara
Projeto de lei torna plantas medicinais parte de estratégia de saúde em SM
Por Maiquel Rosauro
A Câmara de Vereadores de Santa Maria aprovou, nesta terça-feira (27), projeto de lei de Manoel Badke – Maneco (UB) que institui o Programa Farmácia Viva no município. A proposta visa tornar a cidade referência no desenvolvimento e no uso especializado de plantas medicinais como parte da sua estratégia de saúde.
O programa promoverá o fornecimento de produtos fitoterápicos produzidos em laboratório, tais como chás, tinturas, pomadas, xaropes, sabões, antisséptico bucal, cremes, extratos, fluidos, cápsulas gelatinosas, pílulas e outros. Os produtos serão prescritos por profissionais de saúde da rede municipal e serão destinados ao tratamento de doenças priorizadas pela pasta.
A proposta permite que o Executivo utilize a estrutura de hortos conveniados para a produção de mudas e cultivo de plantas medicinais. Para que se torne lei, o projeto ainda precisa ser sancionado pelo prefeito. Confira o texto na íntegra (AQUI).
PSTU e Rejane
A candidata a governadora Rejane de Oliveira (PSTU) (na foto acima, de Divulgação) estará em Santa Maria, nesta quinta-feira (29), para cumprir agenda de campanha. Ela realizará panfletagem na UFSM e no Distrito Industrial e estará acompanhada do professor João Carlos Gilli, presidente local do partido e candidato a Deputado Federal.
Turno integral
Esta é a última semana em que a Câmara de Vereadores atuará em turno único. Até sexta-feira (30), o expediente da Casa segue das 7h30min às 13h30min, com a sessão de quinta (29) iniciando às 9h.
A partir de segunda (3), o Parlamento volta a atuar em turno integral. De segunda a quinta, a Casa funcionará das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Na sexta, o expediente será das 7h30min às 13h30min. As sessões, de terças e quintas, iniciarão às 15h.
Quanto disto ai tem estudos cientificos, nivel mundial, obvio, comprovando a eficacia?