DATA. Desfile Farroupilha leva milhares à Avenida
Estimativa aponta 9 mil desfilantes e cerca de 42 mil pessoas na assistência
Por Diniana Rubin / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
O Dia do Gaúcho foi muito celebrado em Santa Maria e marcou o retorno do grandioso Desfile Temático Farroupilha na Avenida Medianeira, na manhã desta terça-feira (20). De acordo com a estimativa da Brigada Militar e da Guarda Municipal, responsáveis pela segurança, cerca de 52 mil pessoas acompanharam a festividade, sendo 43 mil assistindo ao desfile, 9 mil desfilando, além de 3,5 mil cavalos e 250 veículos. Os números confirmam que o desfile foi selado pela força da tradição gaúcha, enaltecida e bem representada pelas instituições e entidades que fizeram bonito ao passarem pela avenida, depois de dois anos sem ocorrer por causa da pandemia.
O hasteamento das bandeiras do Brasil, do Rio Grande do Sul e do Município, bem como a chegada da Chama Crioula ao palanque montado na avenida, anunciou o começo do desfile. O prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, foi o responsável pelo hasteamento da bandeira local. O Hino Nacional foi entoado pela Banda da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (Esfas). A cavalo, o prefeito Jorge Pozzobom, mesmo em férias, desfilou com integrantes da 13ª Região Tradicionalista (13ª RT), instituição que abriu a passagem dos cavalarianos logo após as representações militares.
Em 2022, completa-se 184 anos da Revolução Farroupilha, e quem foi até a Avenida Medianeira conferiu o desfile com o tema “Etnias do Gaúcho: Rio Grande terra de muitas Terras”. Entidades fizeram referência às diversas etnias que chegaram ao Estado, ajudaram a colonizar e transformar o Rio Grande do Sul numa terra próspera, pujante, que guarda e cultua suas tradições, passando de geração em geração. O homenageado como patrono local, Renato Pivetta, de 95 anos, chegou na avenida em uma charrete, e acompanhou o desfile junto às autoridades no palanque oficial.
Destaques locais dos Festejos Farroupilhas 2022, o 3º Peão Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul, Matheus dos Santos Sachett, e o 2º Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul, Mateus Cruz Rodrigues, ambos do CTG Sentinela da Querência, desfilaram e ao chegarem em frente do palanque oficial desceram dos cavalos, e foram homenageados com palmas pelo público e autoridades.
Durante a manhã, comissões compostas por representantes da Prefeitura, da 13ª RT e demais instituições, avaliaram as entidades tradicionalistas. Na próxima quarta-feira (28), às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores, será entregue o Troféu Sepé Tiarajú para a entidade que se destacou como primeira colocada no desfile de 20 de setembro. A homenagem foi instituída por meio da lei 3.075, de 1988, para reconhecer os esforços de grupos que participam do desfile temático.
Após o término do desfile, houve o arriamento das bandeiras, e o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, convidou a servidora pública municipal e cerimonialista, Silvia Iensen, para juntos arriarem a bandeira do Município, ao som dos acordes do Hino Rio-grandense, executado pela Banda de Música da Esfas. Em seguida, houve a extinção da Chama Crioula, realizada por Rodrigo Decimo, acompanhado pelo coordenador da 13ª Região Tradicionalista, Júnior Pozzobon, além de Jorge Pozzobom e autoridades militares, marcando o encerramento dos Festejos Farroupilhas 2022.
“O desfile mostrou o quanto Santa Maria e o Estado agregam importantes etnias. A nossa Brigada Militar e os Bombeiros evidenciaram a importância da educação que dá formação às crianças e jovens através do Colégio Tiradentes e os Bombeiros Mirins. Nos orgulha muito esse grandioso desfile que contou com diversas entidades que fazem parte da 13ª RT. Sabemos que ética, moral, bons costumes e valores são preservados nos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs). O desfile foi um resgate de tudo isso, por isso, Viva o RS, Viva o 20 de setembro”, agradeceu o prefeito em exercício, Rodrigo Decimo.
Além da Prefeitura, a Comissão Executiva da Semana da Pátria e Festejos Farroupilhas 2022 também é composta por representantes da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), UFSM, Ala 4, Brigada Militar, Câmara de Vereadores, 8ª Coordenadoria Regional de Educação, 13ª Região Tradicionalista, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), União dos Escoteiros do Brasil, Arquidiocese de Santa Maria, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal.
O Desfile Farroupilha foi prestigiado pelas seguintes autoridades: o chefe de gabinete do Prefeito, Alexandre Lima; o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez; a controladora geral, Carolina Lisowski; os secretários de Desenvolvimento Rural, Rodrigo Menna Barreto; Mobilidade Urbana, Orion Ponsi; Desenvolvimento Social, João Chaves; de Cultura, Rose Carneiro; e de Educação, Lúcia Madruga.
Representando a Câmara de Vereadores, o presidente Valdir Oliveira, além de Givago Ribeiro, Tubias Callil, Luci Duartes e Roberta Leitão. Dentre outras autoridades, também honraram com suas presenças no palanque oficial, o general de divisão e comandante da 3ª Divisão de Exército, Sérgio Luiz Tratz, representando a UFSM, Cláudio Correa, o tenente-coronel e diretor do Hospital da Brigada Militar, Edi Paulo Garcia de Ávila, coronel-aviador e comandante da Ala 4 – Base Aérea de Santa Maria, Luciano Antônio Marchionato, coronel e comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Central da Brigada Militar, Cleberson Braida Bastianello, respondendo pelo Comando do 1º RPMon, o major Rogério Alves.
Os homenageados dos Festejos Farroupilhas 2022 foram:
PATRONO LOCAL: Renato Piveta
HOMENAGEADO LOCAL: Alberi Pereira da Silva (in memorian)
DESTAQUES LOCAIS:
– 3º Peão Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul: Matheus dos Santos Sachett (CTG Sentinela da Querência)
– 2º Guri Farroupilha do Estado do Rio Grande do Sul: Mateus Cruz Rodrigues (CTG Sentinela da Querência)
PATRONO ESTADUAL: Adair de Freitas
PARA LER NO ORIGINAL, E CONFERIR VÁRIAS OUTRAS FOTOS DO DESFILE, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.