ECONOMIA. Prefeitura apresenta novidades e avaliação do potencial turístico daqui e da região
Os quatro pilares do setor foram mostrados no evento “Café com Turismo”
Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Fomento, articulação, regulação e equipamentos foram os eixos temáticos do Café com Turismo, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na manhã desta terça-feira (27), Dia Mundial do Turismo. O evento, no Itaimbé Palace Hotel, reuniu profissionais, empresários e instituições ligadas ao segmento. Com o objetivo de destacar ações do Poder Público em prol do desenvolvimento do turismo em Santa Maria, a pasta convidou representantes de diversos meios para ‘pittings’ sobre o quanto é feito no intuito de tornar Santa Maria uma referência no segmento. O prefeito em exercício Rodrigo Décimo acompanhou o evento ao lado da secretária Ticiana Fontana.
A secretária deu as boas-vindas aos convidados e participantes e falou sobre a importância de destacar o trabalho desenvolvido em prol do turismo em Santa Maria, não só pela Prefeitura, mas também pelas instituições.
“Estamos promovendo esse encontro de conexão e conteúdo justamente no Dia do Turismo. São cinco anos que a gente desenvolve muitos trabalhos de fomento, articulação, formação, legislação e equipamentos. Queremos que a população possa perceber esse movimento e entenda a importância que o Turismo tem no desenvolvimento da cidade, da economia. E nada melhor para isso do que mostrar ações palpáveis que nossos convidados vão nos mostrar hoje”, afirmou.
Rodrigo Decimo foi o primeiro a falar e apresentou o projeto do Distrito Criativo Centro Gare. Ele destacou as ações da Prefeitura que já interferem positivamente no visual e na qualidade de vida de quem mora na região do Centro Histórico, como a pintura do prédio da SUCV, a reforma do Calçadão, e a futura reforma da Praça Saldanha Marinho, que deve iniciar em janeiro de 2023. O prefeito em exercício também revelou que há um projeto de lei esperando a votação na Câmara de Vereadores chamado Programa Distrito Criativo CREDI, que deverá destinar R$ 37,5 milhões em microcrédito para empreendedores locais na região do Distrito Criativo.
“É um dia especial. Estamos celebrando o turismo da nossa região. Temos tanta riqueza e precisamos estar juntos. O Distrito Criativo é um passo para o futuro e está de mãos dadas com o Turismo. São espaços criativos em desenvolvimento sustentável. Isso vai tornar o nosso Centro Histórico um lugar onde as pessoas vão querer viver e conviver, morar, trabalhar e se divertir. Como consequência, vai atrair visitantes”, declarou.
ROMARIA EM DOIS DIAS
Uma das novidades do ano no que diz respeito ao turismo é a ampliação da Romaria da Medianeira, maior evento religioso do Estado, que passa a ocorrer em dois dias. A mudança promovida pela Arquidiocese de Santa Maria, traz um caráter turístico para o evento, que vai ocorrer em 5 e 6 de novembro, colocando Santa Maria na rota do turismo religioso nacional, já que é necessário que haja pernoite dos envolvidos para tanto. O padre Cristiano Quatrin, reitor do Santuário-Basílica, falou sobre a decisão da mudança e como a Romaria é um evento que abraça fé, turismo e economia.
“A Romaria é um caminho que é construído durante o ano inteiro. Queremos destacar a hospitalidade, o acolhimento e a espiritualidade. Tudo que tinha antes vai seguir acontecendo. Nós acrescentamos mais atividades de reflexão, oração, confraternização e cultura. Vamos construir juntos esse momento, que é uma experiência de fé, que pode iniciar um novo tempo em Santa Maria, após a pandemia, nos encontrando novamente, convidando o país todo para participar dessa proposta nova e desafiadora”, declarou…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.