DestaqueSanta Maria

ECONOMIA. Prefeitura apresenta novidades e avaliação do potencial turístico daqui e da região

Os quatro pilares do setor foram mostrados no evento “Café com Turismo”

Encontro foi marcado pelo destaque dos quatro pilares do segmento em iniciativa realizada nesta terça, 27 (foto João Alves/Prefeitura)

Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Fomento, articulação, regulação e equipamentos foram os eixos temáticos do Café com Turismo, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, na manhã desta terça-feira (27), Dia Mundial do Turismo. O evento, no Itaimbé Palace Hotel, reuniu profissionais, empresários e instituições ligadas ao segmento. Com o objetivo de destacar ações do Poder Público em prol do desenvolvimento do turismo em Santa Maria, a pasta convidou representantes de diversos meios para ‘pittings’ sobre o quanto é feito no intuito de tornar Santa Maria uma referência no segmento. O prefeito em exercício Rodrigo Décimo acompanhou o evento ao lado da secretária Ticiana Fontana.

A secretária deu as boas-vindas aos convidados e participantes e falou sobre a importância de destacar o trabalho desenvolvido em prol do turismo em Santa Maria, não só pela Prefeitura, mas também pelas instituições.
“Estamos promovendo esse encontro de conexão e conteúdo justamente no Dia do Turismo. São cinco anos que a gente desenvolve muitos trabalhos de fomento, articulação, formação, legislação e equipamentos. Queremos que a população possa perceber esse movimento e entenda a importância que o Turismo tem no desenvolvimento da cidade, da economia. E nada melhor para isso do que mostrar ações palpáveis que nossos convidados vão nos mostrar hoje”, afirmou.  

Rodrigo Decimo foi o primeiro a falar e apresentou o projeto do Distrito Criativo Centro Gare. Ele destacou as ações da Prefeitura que já interferem positivamente no visual e na qualidade de vida de quem mora na região do Centro Histórico, como a pintura do prédio da SUCV, a reforma do Calçadão, e a futura reforma da Praça Saldanha Marinho, que deve iniciar em janeiro de 2023. O prefeito em exercício também revelou que há um projeto de lei esperando a votação na Câmara de Vereadores chamado Programa Distrito Criativo CREDI, que deverá destinar R$ 37,5 milhões em microcrédito para empreendedores locais na região do Distrito Criativo.

“É um dia especial. Estamos celebrando o turismo da nossa região. Temos tanta riqueza e precisamos estar juntos. O Distrito Criativo é um passo para o futuro e está de mãos dadas com o Turismo. São espaços criativos em desenvolvimento sustentável. Isso vai tornar o nosso Centro Histórico um lugar onde as pessoas vão querer viver e conviver, morar, trabalhar e se divertir. Como consequência, vai atrair visitantes”, declarou.

ROMARIA EM DOIS DIAS

Uma das novidades do ano no que diz respeito ao turismo é a ampliação da Romaria da Medianeira, maior evento religioso do Estado, que passa a ocorrer em dois dias. A mudança promovida pela Arquidiocese de Santa Maria, traz um caráter turístico para o evento, que vai ocorrer em 5 e 6 de novembro, colocando Santa Maria na rota do turismo religioso nacional, já que é necessário que haja pernoite dos envolvidos para tanto. O padre Cristiano Quatrin, reitor do Santuário-Basílica, falou sobre a decisão da mudança e como a Romaria é um evento que abraça fé, turismo e economia.

“A Romaria é um caminho que é construído durante o ano inteiro. Queremos destacar a hospitalidade, o acolhimento e a espiritualidade. Tudo que tinha antes vai seguir acontecendo. Nós acrescentamos mais atividades de reflexão, oração, confraternização e cultura. Vamos construir juntos esse momento, que é uma experiência de fé, que pode iniciar um novo tempo em Santa Maria, após a pandemia, nos encontrando novamente, convidando o país todo para participar dessa proposta nova e desafiadora”, declarou…” 

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo