ELEIÇÕES 2022. Estratégia e sobras de dedicação marcam a Comunicação de todas as campanhas
Meta que vai além da mera ambição eleitoral, na ação dos profissionais
Reproduzido do portal especializado Coletiva.Net
Além de uma extensa produção de conteúdo sobre a cobertura da imprensa nas eleições de 2022, a equipe de Coletiva.net publicou uma série de reportagens com foco nos profissionais da Comunicação que atuam nas campanhas dos candidatos ao Palácio Piratini e Senado Federal. Ao longo dos últimos meses, foram ouvidos jornalistas, publicitários e representantes de agências que atuam para que o público receba com clareza as mensagens que os concorrentes pretendem passar. Nesta matéria, o portal apresenta um balanço dessas oito matérias.
Dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, foram ouvidos os assessores e marqueteiros de Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Carlos Heinze (PP), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC). Em relação aos postulantes gaúchos ao Senado Federal, a reportagem de Coletiva.net conversou com representantes da Comunicação de Ana Amélia Lemos (PSD), Hamilton Mourão (Republicanos) e Olívio Dutra (PT). Procuradas, as equipes dos demais candidatos preferiram não se manifestar.
Comunicação como ferramenta política
Além de divulgarem suas propostas – ponto comum a todos os candidatos -, alguns ainda buscam se apresentar a toda população gaúcha, como é o caso de Ricardo Jobim, assessorado pela agência Camejo, e Roberto Argenta, que conta com o apoio de Zeca Honorato na Comunicação. Outros trabalham com foco nas entregas que já fizeram à população. Exemplo mais claro disso é o ex-governador Eduardo Leite, do PSDB, que busca a reeleição, com o apoio da jornalista Tânia Moreira e do publicitário Fábio Bernardi.
Com cadeira no Senado Federal e buscando o cargo de governador do Estado, Luis Carlos Heinze conta com a Euro para divulgar o trabalho desenvolvido em Brasília. Já Hamilton Mourão, que optou por se manter como vice-presidente de Jair Bolsonaro durante a campanha, tem Fabiano Bonetti, sócio da agência NoveNove, para melhor apresentar sua atuação nos últimos quatro anos. Ana Amélia Lemos, que trabalha junto de Marcelo Pires, e Olívio Dutra, com a parceria de Inara Claro, também reforçam a manutenção do compromisso que tiveram com seus cargos anteriores.
Edegar Pretto surge com uma abordagem diferente dos demais. Junto do publicitário paulista Halley Arrais, o candidato tem sua campanha construída com foco na relação partidária com o postulante à presidência, Luís Inácio Lula da Silva.
Dedicação e responsabilidade
Outro fator amplamente compartilhado entre as equipes que fazem a Comunicação das campanhas é o clima de intenso trabalho. Muito além de se engajarem com os conteúdos que chegam até a população, como panfletos, adesivos, santinhos, inserções no horário eleitoral, além de vídeos e publicações nas mídias sociais, esses profissionais atuam no trato direto com a imprensa. A preparação dos candidatos para falarem com os jornalistas e com o público em geral também passa por eles.
Para garantir a melhor entrega e a desejada vitória nas urnas, os candidatos requerem um time com forte sinergia e grande responsabilidade, pontos que também foram destacados pelos representantes que conversaram com a reportagem de Coletiva.net. Com menos de 15 dias para a votação do primeiro turno, nem todos sairão eleitos. No entanto, por meio de estudo e preparação, os profissionais de Comunicação trabalham para deixar a marca de cada um.
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