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ELEIÇÕES 2022. Estratégia e sobras de dedicação marcam a Comunicação de todas as campanhas

Meta que vai além da mera ambição eleitoral, na ação dos profissionais

Reportagem do portal Coletiva.net ouviu representantes da área de Comunicação de oito candidatos gaúchos (Fotos de Reprodução)

Reproduzido do portal especializado Coletiva.Net

Além de uma extensa produção de conteúdo sobre a cobertura da imprensa nas eleições de 2022, a equipe de Coletiva.net publicou uma série de reportagens com foco nos profissionais da Comunicação que atuam nas campanhas dos candidatos ao Palácio Piratini e Senado Federal. Ao longo dos últimos meses, foram ouvidos jornalistas, publicitários e representantes de agências que atuam para que o público receba com clareza as mensagens que os concorrentes pretendem passar. Nesta matéria, o portal apresenta um balanço dessas oito matérias.

Dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul, foram ouvidos os assessores e marqueteiros de Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luiz Carlos Heinze (PP), Ricardo Jobim (Novo) e Roberto Argenta (PSC). Em relação aos postulantes gaúchos ao Senado Federal, a reportagem de Coletiva.net conversou com representantes da Comunicação de Ana Amélia Lemos (PSD), Hamilton Mourão (Republicanos) e Olívio Dutra (PT). Procuradas, as equipes dos demais candidatos preferiram não se manifestar.

Comunicação como ferramenta política

Além de divulgarem suas propostas – ponto comum a todos os candidatos -, alguns ainda buscam se apresentar a toda população gaúcha, como é o caso de Ricardo Jobim, assessorado pela agência Camejo, e Roberto Argenta, que conta com o apoio de Zeca Honorato na Comunicação. Outros trabalham com foco nas entregas que já fizeram à população. Exemplo mais claro disso é o ex-governador Eduardo Leite, do PSDB, que busca a reeleição, com o apoio da jornalista Tânia Moreira e do publicitário Fábio Bernardi.

Com cadeira no Senado Federal e buscando o cargo de governador do Estado, Luis Carlos Heinze conta com a Euro para divulgar o trabalho desenvolvido em Brasília. Já Hamilton Mourão, que optou por se manter como vice-presidente de Jair Bolsonaro durante a campanha, tem Fabiano Bonetti, sócio da agência NoveNove, para melhor apresentar sua atuação nos últimos quatro anos. Ana Amélia Lemos, que trabalha junto de Marcelo Pires, e Olívio Dutra, com a parceria de Inara Claro, também reforçam a manutenção do compromisso que tiveram com seus cargos anteriores.

Edegar Pretto surge com uma abordagem diferente dos demais. Junto do publicitário paulista Halley Arrais, o candidato tem sua campanha construída com foco na relação partidária com o postulante à presidência, Luís Inácio Lula da Silva

Dedicação e responsabilidade

Outro fator amplamente compartilhado entre as equipes que fazem a Comunicação das campanhas é o clima de intenso trabalho. Muito além de se engajarem com os conteúdos que chegam até a população, como panfletos, adesivos, santinhos, inserções no horário eleitoral, além de vídeos e publicações nas mídias sociais, esses profissionais atuam no trato direto com a imprensa. A preparação dos candidatos para falarem com os jornalistas e com o público em geral também passa por eles.

Para garantir a melhor entrega e a desejada vitória nas urnas, os candidatos requerem um time com forte sinergia e grande responsabilidade, pontos que também foram destacados pelos representantes que conversaram com a reportagem de Coletiva.net. Com menos de 15 dias para a votação do primeiro turno, nem todos sairão eleitos. No entanto, por meio de estudo e preparação, os profissionais de Comunicação trabalham para deixar a marca de cada um.

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