ELEIÇÕES 2022. Quase 700 mil brasileiros que moram no exterior poderão votar, mas só para Presidente
Urnas eletrônicas para eles foram lacradas e vão para 77 países diferentes
Reproduzido do Site do Correio do Povo / Com informações do portal R7
A Justiça Eleitoral lacrou na terça-feira (13) 989 urnas eletrônicas que serão enviadas ao exterior. Os equipamentos têm como destino 77 países, onde 697 mil brasileiros que moram fora poderão votar nas eleições de outubro. O processo é coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF).
Depois da etapa, encerrada nesta quarta, os equipamentos serão repassados ao Ministério das Relações Exteriores, que vai levar as urnas em mala diplomática.
Depois da etapa, que deve ser encerrada nesta quarta, os equipamentos serão repassados ao Ministério das Relações Exteriores, que vai levar as urnas em mala diplomática.
No total, brasileiros poderão votar em 106 países, no entanto, 29 receberão urnas de lona para votos em cédulas de papel, porque os países têm menos de 100 eleitores. O Nepal é o país com o menor número de brasileiros aptos ao voto, com 33 eleitores, e os Estados Unidos, com 182.986 mil eleitores, é o maior colégio eleitoral brasileiro no exterior.
As eleições brasileiras terão início, por conta da diferença de fuso horário, às 20 horas do dia 01 de outubro na cidade de Wellington, capital da Nova Zelândia, onde cerca de 3 mil brasileiros deverão votar.
Assim como ocorre no Brasil, as mulheres formam a maioria do eleitorado que vota em outros países. Nas 181 cidades em que serão realizadas as eleições, são 408.055 (58,54%) eleitoras e 289.023 (41,46%) eleitores.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.