
Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
“Uma explosão de ciência” foi a definição da secretária de Educação, Lúcia Madruga ao avaliar a terceira edição do Espaço Educar e Empreender, realizado pela Prefeitura, desde a última quarta-feira (19). Foram três dias em que milhares de alunos da Rede Municipal de Ensino (RME), professores e pais puderam conhecer os trabalhos que são realizados nas escolas da rede. Durante o evento também foram realizados o 7º Salão de Práticas Pedagógicas, a 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade, a 3º Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME e o 4º Seminário Municipal de Educação Socioambiental: Semeando o Futuro.
O prefeito Jorge Pozzobom participou ativamente do Espaço Educar e Empreender e destacou o trabalho da equipe da Secretaria de Educação na realização do evento e também o trabalho realizado pelos professores nas escolas.
“Eu andei pelos corredores conversando com alunos, pais e professores e estou admirado com tudo que vi aqui. Passamos por tempos difíceis durante a pandemia, tentamos fazer o melhor possível pelas escolas, buscamos com urgência a vacina para os professores para que nossos alunos não ficassem para trás nas atividades. Estamos com obras de creches em andamento acelerado e licitamos a reforma da Casa da Criança. Eu sempre digo que a educação salva e vou seguir firme neste propósito”, disse.
A secretária Lúcia Madruga afirmou estar impressionada com o engajamento dos alunos nas apresentações, da participação das escolas e festejou o sucesso do evento.
“Poderíamos ter adotado inúmeras formas de retorno. Mas essa foi a melhor. Foi uma explosão, tem sido maior e intenso do que teríamos imaginado. A diversidade de ações e projetos é maravilhosa. É muito gratificante ver esse resultado e tudo que está sendo compartilhado entre alunos, pais e professores. É um momento de construção científica. Nosso próximo passo é nos inspirarmos nas nossas universidades e mostrar esse trabalho para o mundo, e está lançado esse desafio para todos nós. Temos um corpo de professores extremamente qualificado. A Rede Municipal de Ensino não desistiu, ela se transformou com as experiências doloridas da pandemia. Esse sucesso nos cria uma expectativa de uma próxima edição muito maior”, declarou.
PRÊMIOS E LANÇAMENTO DE LIVRO
O último dia do Espaço Educar e Empreender foi movimentado e com um clima de expectativa. Pela manhã, os últimos trabalhos da 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade foram avaliados para a premiação. Foram 51 trabalhos inscritos e os três melhores avaliados por profissionais de ensino de diversas instituições ganharam troféus e medalhas. Confira abaixo os alunos premiados.
A manhã foi marcada por muita emoção durante o lançamento de dois livros produzidos pela EMEF Júlio do Canto. “No mundo da imaginação: O retorno está sendo uma grande emoção”, organizado pelas professoras Veridiana Duraczinski e Aline Fernanda Soeiro, que traz textos e desenhos de alunos em atividades desenvolvidas desde as aulas remotas durante a pandemia e aborda o sentimento de retornar às aulas presenciais. O livro “Explica? Como? Onde? Por Quê?”é um caderno didático com atividades para o ensino de geografia, ciências e língua portuguesa e foi organizado pelas professoras Elisane Scapin e Magda Schmidt e será utilizado no próximo ano letivo por alunos do 6º ano da escola.
O lançamento das obras contou com a presença do prefeito Jorge Pozzobom, da secretária Lúcia Madruga e do procurador Geral do Município, Guilherme Cortez e do secretário de Inovação e Tecnologia da Informação, Tiago Sanchotene. Os vereadores Valdir Oliveira (PT) e Danclar Rossato (PSB) estiveram presentes representando a Câmara de Vereadores.
Premiação da 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade
Berçário
– 1º lugar: Pharma Baby Aromas, Cores e Sabores: Ambiências com Chás no Berçário – EMEI Boca do Monte
– 2º Lugar: O Brincar Livre dos Bebês: Movimento e Exploração dos Sentidos – EMEI Núcleo Infantil CAIC
Maternal
– 1º Lugar: Maternal II – Tem um Formigueiro em Nossa Sala – EMEF Sérgio Lopes
– 2º Lugar: Repelentes Naturais Sustentáveis Contra o Mosquito da Dengue – EMEI Sinos de Belém
– 3º Lugar: Despertando o Imaginário Infantil: Descobrindo Novas Possibilidades no Cotidiano da Educação Infantil – EMEI Núcleo Infantil CAIC
Pré-Escola
– 1º Lugar: Empório da Floresta: Ambiência Heurística – EMEI Boca do Monte
– 2º Lugar: Memórias Afetivas: Mãe tem Cheiro de Quê? – EMEF Pinheiro Machado
– 3º Lugar: As Minhocas como um Recurso para Reduzir o Lixo Orgânico no Ambiente Escolar – EMEI Ivanise Jann de Jesus
Anos Iniciais
– 1º Lugar: Aprender para Proteger as Aves Urbanas – EMEF Edy Maia Bertóia
– 2º Lugar: Robótica Sustentável: A Prática dos 3 R e a Construção de Carrinhos com Materiais Reutilizáveis – EMEF Lívia Menna Barreto
– 3º Lugar: Cidadão em Construção – EMEF Chácara das Flores
Anos Finais
– 1º Lugar: Movimento Circular: Perspectivas para um Futuro Sustentável – EMEF Perpétuo Socorro
– 2º Lugar: Estudando Ópticas e Células a Partir de um Microscópio de Baixo Custo – EMEF Chácara das Flores
– 3º Lugar: Robótica Educacional: Uma Experiência Socioambiental – EMEF Luizinho De Grandi – CAIC
EJA Noturna
– 1º Lugar: Alimentação: Do Desperdício a uma Mesa Saudável, Econômica e Sustentável – EMEF Pinheiro Machado
– 2º Lugar: Jóias Contemporâneas: Sustentabilidade e Empreendedorismo aos Alunos da Educação de Jovens e Adultos – EMEF Luizinho De Grandi – CAIC
– 3º Lugar: A Ansiedade como Tema Interdisciplinar no Currículo da Educação de Jovens e Adultos – EMEF Diácono João Luiz Pozzobon
3º ESPAÇO EDUCAR E EMPREENDER
A edição de 2022 contou com 1326 participantes inscritos, 227 submissões de trabalhos realizados e 80 escolas da Rede Municipal de Ensino. Foram, ao todo, 21 artigos, 118 resumos, 88 resumos expandidos inscritos.
Também foram apresentados 16 trabalhos na 3ª Feira Municipal de Empreendedorismo e Inovação da RME; 6 trabalhos no 4º Seminário de Educação Socioambiental: Semeando o Futuro (Estudantes de 9º e EJA IV); 51 trabalhos na 6ª Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade; 104 trabalhos no 7º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal de Ensino – Mostra Pedagógica e 50 trabalhos no 7º Salão de Práticas Pedagógicas da Rede Municipal De Ensino – Relatos Orais.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.