CIDADE. Prefeitura faz da Romaria da Medianeira uma aposta para alavancar turismo religioso em SM
Maior evento da fé no Estado ocorrerá agora em dois dias, 5 e 6 de novembro
Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
A padroeira do Estado, Nossa Senhora da Medianeira, tem em Santa Maria sua maior festa, a Romaria Estadual da Medianeira, e talvez sua maior casa, a Basílica, ponto de fé e visitação, localizada na avenida que também leva seu nome. Após dois anos de restrições em função da pandemia, a Arquidiocese de Santa Maria promove mudanças e amplia a celebração para dois dias. Em 2022, a 79ª Romaria vem com o tema “Medianeira da Graça: Educadora da Paz” e será realizada nos dias 5 e 6 de novembro.
A Prefeitura é apoiadora do evento religioso que promete ser o maior em termos de turismo religioso do país nos próximos anos. A expectativa é que 200 mil pessoas participem das atividades que envolvem missas, apresentações artístico-culturais, espaços temáticos, espaço kids, chimarródromo, praças de alimentação e a tradicional feira de doces, que vai durar 10 dias.
A secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana, percebe a mudança de forma positiva e ressalta que a Romaria da Medianeira é um evento importante e potencialmente turístico, já que agora passa a ter dois dias, o que fará muitos romeiros pernoitarem no Município.
“Nós estamos juntos com a arquidiocese nesta mudança. A Romaria é uma tradição do Município, um dos maiores eventos religiosos do país que nos coloca nesse roteiro. E agregar ao turismo é mais um passo para o desenvolvimento da região. Santa Maria tem capacidade e estrutura para receber milhares de turistas. Somos uma cidade acolhedora por vocação e, com certeza, o Município só tem a ganhar com a Romaria. Será um momento importante para todos nós”, afirma.
NOVO FORMATO
A 79ª Romaria Estadual da Medianeira foi pensada de forma a trazer os jovens e as famílias, independentemente de credo, para as Aldeias da Hospitalidade, uma quermesse com três espaços que vão contar com estrutura para apresentações culturais, para crianças e praças de alimentação, permanecendo abertas ao público no sábado e no domingo. As Aldeias, Hospitalidade, Paz e Fé vão receber apresentações artísticas das 13h às 17h.
A abertura oficial da Romaria será no sábado, 5 de novembro, às 10h, com a apresentação da Banda da Brigada Militar. O dia se encerra com uma apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria no Altar Monumento, com o Concerto para Maria, que será seguido por uma procissão luminosa no Parque da Medianeira. No site da Arquidiocese há um link para inscrição de voluntários para comporem a equipe da Romaria, os canais para informações sobre as atividades são os telefones (55) 9 9949-5433 (Patric) e (55) 99660-4816 (Raul).
Já no domingo, 6 de novembro, na Catedral Metropolitana, na Avenida Rio Branco, os trabalhos que antecedem a procissão se iniciam às 5h com a Santa Missa da Alvorada. A procissão parte da Catedral, às 8h30min. As missas começam a ser celebradas a partir das 10h, ocorrendo de hora em hora, até às 18h.
A tradicional feira de doces da Romaria se inicia em 28 de outubro, no Parque da Medianeira, e se encerra junto com a Romaria no domingo.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Prefeitura só sabe se promover. Pegando carona num evento que ocorre todos os anos. Enquanto isto o Calçadão não fica pronto, a Casa de Cultura cada vez mais condenada, o Centro de Eventos parado e a rodovia entre Pains e Passo das Tropas ficou só no anuncio. Para chamar de incompetente teria que melhorar muito. Obvio que para tudo tem desculpa que os puxa-sacos não cansam de utilizar.