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CIDADE. Receita das empresas do turismo de SM cresce e começa a voltar ao patamar pré-Covid 19

Arrecadação do setor aumenta mais de 38% nos primeiros oito meses do ano

Várias empresas, de hoteis a agências de turismo, entre outras, compõem o setor que volta a crescer em SM (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Empresas ligadas ao setor do turismo em Santa Maria aumentaram a arrecadação entre janeiro e agosto de 2022. Comparados ao mesmo período de 2021, houve um acréscimo de R$ 17.442.346,62 na receita. Os dados são monitorados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e levam em consideração empresas como agências de turismo, hotéis, motéis, empreendimentos de transporte turístico, de produções cinematográficas, teatrais e musicais, de locação de veículos, de lazer e entretenimento e de sonorização. 

De janeiro a agosto de 2022, a arrecadação do setor chegou a R$ 62.643.705,14, enquanto no ano passado, entre os mesmos meses, foi de R$ 45.201.358,52. O aumento é de, aproximadamente, 38,6%. A contribuição das empresas com o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN), que é direcionado ao Município, também cresceu: saiu de R$ 1.638.627,02 para R$ 2.291.626,89. A diferença positiva de um ano para outro até agora é de R$ 652.999,87, ou seja, 39,8% a mais. 

Retomada pós-pandemia 

Conforme análise do prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, é possível afirmar que as atividades das empresas voltadas ao turismo começam a se aproximar do ritmo de antes da pandemia. A arrecadação de 2022 já chegou ao patamar averiguado durante todos os 12 meses de 2018. Naquele ano, a receita bruta das empresas alcançou a marca de R$ 64.580.614,24. Em 2019, o setor seguiu a curva de ascendência em Santa Maria e bateu R$ 89.453.494,15 em arrecadação. No ano seguinte, com o início da pandemia da Covid-19, o setor foi duramente afetado, e a receita total de 2020 despencou para quase a metade, chegando a R$ 51.039.215,12. 

“É um alento ver a recuperação, que foi possível graças à vacinação contra a Covid-19 e a persistência dos empreendedores no setor do turismo. É importante também que o lucro das empresas também esteja em crescimento, para que essa retomada seja ainda mais consistente. Santa Maria é a porta de entrada para as belezas e os atrativos de toda a Região Central e, com os voos diretos com São Paulo, que iniciam em novembro, a tendência é que o turismo seja fomentado ainda mais. O Poder Público é um articulador e precisa ajudar as empresas naquilo que for possível”, afirma Decimo. 

Além da confirmação dos voos para São Paulo, Santa Maria também terá voos para Florianópolis, em Santa Catarina, a partir de dezembro. Ao mesmo tempo, o Aeroporto teve o terminal de embarque ampliado, e as adequações internas para a instalação do guichê da Gol Linhas Aéreas estão em fase final. A outra empresa que atua no Aeroporto é a Azul Linhas Aéreas.

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