DestaqueEconomia

ECONOMIA. Worxshop online pretende dar início à construção do Roteiro Turístico à Vila Belga, em SM

Iniciativa é articulada pelo Sebrae-RS, em parceria com a Prefeitura Municipal

A Vila Belga, no centro histórico, é o segundo conjunto habitacional mais antigo do Rio Grande do Sul  (Foto Rafael Favero/Prefeitura)

Por José Pedro Jobim / Da Moglia Comunicação Empresarial

Construída no início do século XX, a Vila Belga dá um passo importante este ano para ser ainda mais reconhecida como importante símbolo da cultura de Santa Maria. No próximo dia 11/10, às 19h, um workshop online organizado pelo Sebrae RS em parceria com a Prefeitura Municipal irá apresentar um planejamento que culminará na formatação de um novo roteiro turístico tendo a localidade – patrimônio histórico do Estado – como objeto. O evento é aberto ao público e os interessados podem realizar inscrição ou obter informações adicionais pelo telefone (55) 9.9916-9709.

A iniciativa visa ajudar os empreendedores a unirem-se e trabalharem em conjunto para a criação, organização e divulgação de um roteiro turístico inédito na cidade, dando luz a uma de suas mais relevantes localidades.

A partir do encontro os empreendedores receberão consultorias para a criação efetiva do projeto. “É mais um passo importante de um trabalho de 30 anos de preservação cultural de Santa Maria. Trata-se de um espaço plural com valores únicos tanto materiais quanto imateriais”, explica o presidente da Associação dos Moradores da Vila Belga, Paulo Conceição.

A Vila Belga é o segundo conjunto habitacional mais antigo do Rio Grande do Sul destinado a fornecer moradia a trabalhadores da indústria ferroviária. Originalmente era composto por 40 edificações geminadas, totalizando 80 residências, além de quatro edificações isoladas. O projeto das 84 residências seguiu os mesmos moldes das cidades operárias da Bélgica e França, com influência do movimento artístico Art Nouveau. Hoje é um polo da cultura, indústria criativa e gastronomia em franca expansão no município. É onde ocorre, por exemplo, o Brique da Vila Belga, organizado pela associação dos moradores e que a cada edição atrai mais pessoas.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. RS esta cheio de ‘rotas’ e ‘roteiros turisticos’. Com exceção da serra, todos pouco frequentados. Vila Belga, memoria ferroviaria, dinossauros, Art Nouveau é para meia duzia de gatos pingados. Ninguem espere multidões. Alas, um chute. Falta comida e bebida neste ‘turismo’. Passando por Santa Cruz não pode esquecer de parar para comprar umas massas e outras guloseimas. E aquele pastel da 290?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo