Santa Maria

CIDADE. Prefeitura de Santa Maria disponibiliza consultas de ocorrências de trânsito pela internet

Ferramenta possibilita a emissão de guias e documentos para agilizar a liberação do seguro. Foto Reprodução

Por Ana Bittencourt / Prefeitura de Santa Maria

Um novo serviço online voltado à Mobilidade Urbana está à disposição do contribuinte no site da Prefeitura de Santa Maria. A partir desta quinta-feira (28), a “Consulta de Ocorrências de Trânsito” pode ser feita pela internet, de qualquer computador ou smartphone, possibilitando que as pessoas envolvidas em acidentes com danos materiais possam consultar toda a ocorrência de trânsito de maneira simplificada. A novidade foi anunciada na manhã de quarta (27), pelo superintendente de Trânsito e Transportes da Secretaria de Mobilidade Urbana, Adão Lemos, durante as atividades promovidas em alusão à Semana Municipal de Trânsito e à Semana Nacional do Trânsito, no Plenário da Câmara de Vereadores.

Antes desta ferramenta, o condutor envolvido em acidente de trânsito deveria se dirigir até a Prefeitura para providenciar provas fotográficas e o registro da ocorrência, por exemplo. A partir de agora, esse deslocamento não será mais necessário, uma vez que o contribuinte pode imprimir, de casa, todos os documentos e fotografias necessários para agilizar o encaminhamento de seguro ou a abertura de processos de reparação de danos.

Para utilizar funcionalidade, desenvolvida pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da Prefeitura, é necessário acessar o site da Prefeitura, na seção “Serviços Online” e clicar no ícone “Consulta de Ocorrências de Trânsito”. A partir deste link, basta informar o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), o número da ocorrência (fornecido pelo fiscal de trânsito no momento do ocorrido) e a data de nascimento do condutor.

De acordo com o analista de sistemas da STI, Fabrício Viero de Araujo, o sistema de cadastro de ocorrências de trânsito vai proporcionar comodidade e segurança ao contribuinte.

“No momento da ocorrência, o fiscal irá coletar os dados do motorista e do veículo, além de produzir fotografias. Além de permitir o acesso dos condutores envolvidos no acidente, o sistema também vai possibilitar a emissão de relatórios estatísticos em tempo real das ocorrências de trânsito na cidade”, afirma o analista.

O superintendente de Trânsito, Adão Lemos, complementa informando que os dados inseridos no sistema da Secretaria de Mobilidade Urbana vão permitir também, a visualização de mapas georreferneciados para o melhor planejamento do trânsito na cidade e, ainda, a realização de blitzes educativas em locais com maior incidência de acidentes.

Atividade na Câmara promove palestras e atividades educativas
Além da apresentação do novo serviço online, a Secretaria de Mobilidade Urbana, juntamente com as secretarias de Saúde e de Educação, implementou, na manhã desta quarta, o Programa Municipal de Segurança e Educação para o Trânsito. A iniciativa prevê a intensificação da “Balada Segura”, por meio de convênio firmado em parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) e órgãos públicos vinculados à segurança e à fiscalização de trânsito.

A secretária de Mobilidade Urbana, Sandra Rebelato, destacou a importância do trabalho em conjunto com as secretarias de Educação e de Saúde, para a eficiência do programa.

“Cada um de nós é responsável por mudanças de atitudes no trânsito, para que possamos cada vez mais preservar vidas, preservar a integridade física e emocional das pessoas. E a união destas pastas vai contribuir e muito para alcançarmos estes objetivos”, enfatizou Sandra.

No mesmo sentido, a secretária de Saúde, Liliane Mello, e a secretária adjunta de Educação, Maria Goretti Farias, defenderam a ideia de que a união de esforços podem contribuir para a prevenção de acidentes e para a formação de condutores mais responsáveis.

Durante a tarde ainda foram realizadas palestras e atividades educativas, apresentação do Programa Balada Segura. As atividades dessa quarta-feira (27) na Câmara de Vereadores contaram com a participação do coordenador da Divisão de Educação para o Trânsito (DIVEDUC) do Detran-RS, João Antonio Jardim Silveira, e de integrantes da equipe técnica do setor de Gestão e Planejamento do órgão. O Conselho Municipal de Entorpecentes de Santa Maria (Comen), a Delegacia de Polícia Federal e a Secretaria de Município da Saúde promoveram a palestra “Cuidar da vida: um jeito de ser”.

A Semana Municipal de Trânsito encerra nesta quinta-feira (28), com a palestra “Crimes de Trânsito e decisões inéditas no Rio Grande do Sul”, proferida pelo professor Raphael Urbaneto Peres (FAMES), e “Embriaguez ao volante”, executada por agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana. As atividades ocorrem na sala 114, da Faculdade Metodista de Santa Maria – FAMES (Rua Dr. Turi, nº 2.003), com entrada franca.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo