Artigos

O que trago de Caxias? – por Rodrigo Decimo

O resultado da participação de Santa Maria na 31ª edição da Mercopar

Um dos consensos do futebol é que times competitivos precisam vencer também quando jogam fora de casa, e não só dentro do seu próprio estádio. E foi justamente essa experiência que a Prefeitura de Santa Maria teve na semana passada ao participar da 31ª Mercopar, em Caxias do Sul.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, liderada pela secretária Ticiana Fontana, capitaneou um verdadeiro show nesta que é a maior feira de inovação e negócios do setor industrial na América Latina. Pela primeira vez em mais de 30 anos, a nossa cidade esteve representada com um estande próprio, que, aliás, foi o maior em área ocupada de toda a feira.

A participação na Mercopar por si só já foi muito positiva. Em uma parceria com o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae) e o Sebrae, o Município articulou a ida de nove indústrias locais para a feira: Spall Tecnologia Industrial; RJM Soluções em Energia; Parceria Solar; Plurimetal; Intecsol Soluções Térmicas; TCS Indústria Metalúrgica; Ferconn Soluções em Aço; Idema; e Baristo.

Pelos relatos que tivemos dos representantes das empresas, a exposição das marcas e a prospecção de novos negócios fizeram com que o nosso movimento valesse a pena. A 31ª Mercopar recebeu um público de 35 mil visitantes! É um recorde, e Santa Maria participou dessa história.

Mas, o Município teve ainda outra conquista. Assinei o contrato com o Sebrae para a adesão de Santa Maria ao programa Cidade Empreendedora. Por meio da iniciativa, durante dois anos, o Sebrae vai prestar uma série de consultorias, workshops e capacitações para a Prefeitura. O programa está focado em quatro eixos: Liderança, Desburocratização, Compras Governamentais e Educação Empreendedora.

utros tópicos, chamados de “eixos personalizados” e contratados por nós, também farão parte do trabalho de qualificação. São elas: Valorização de Empresas Locais, Plano de Desenvolvimento Econômico, Programa Municipal de Microcrédito e Turismo.

Na prática, o Sebrae fica encarregado de oferecer workshops e consultorias para a Prefeitura, para melhorar o desempenho da gestão pública municipal em diversos aspectos. Entre eles, estão o empreendedorismo, a participação de empresas locais nas compras públicas, o aproveitamento e o fortalecimento da identidade cultural, a simplificação de processos burocráticos e a eficiência da administração.

A adesão ao programa Cidade Empreendedora é uma semente plantada para gerar frutos no futuro. Um legado de qualificação da máquina pública que permanecerá por muito tempo e transbordará para fora das paredes do Centro Administrativo, beneficiando também os empreendedores da nossa terra.

Por fim, registro e agradeço pela reunião que a equipe da Prefeitura de Santa Maria teve com o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico, e com a vice-prefeita Paula Ioris, assim como com outros servidores do Município da Serra. O tema do encontro foram os projetos desenvolvidos por ambos os governos, principalmente o encaminhamento da Parceria Público-Privada (PPP) para a iluminação pública municipal, iniciativa em curso tanto em Santa Maria quanto em Caxias do Sul. A troca de experiências e o aprendizado mútuo é algo que valorizo e que nos ajuda a edificar uma administração forte.

Na bagagem, trouxemos experiências, sementes a serem regadas e parcerias que engrandecem esse processo de desenvolvimento. E, no próximo ano, estaremos lá, novamente, com o objetivo de fazer mais e melhor.

(*) Rodrigo Decimo é empresário, ex-presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria e Vice Prefeito Municipal no exercício da Prefeitura.

Nota do Editor: a foto que ilustra este texto, dos santa-marienses na Mercopar, em Caxias do Sul, é de Marcelo Oliveira/Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo