DestaqueEducação

REAÇÃO A BIBO. “As ofensas à vida proferidas são uma barbárie”, aponta a nota publicada pela AVTSM

A indignação de familiares e sobreviventes das vítimas da tragédia da Kiss

Confira o que tornou público, nesta sexta-feira, nas redes sociais, a Associação dos Familiares das Vitimas e Sobreviventes da Tragédia da Kiss (AVTSM):

NOTA DE REPÚDIO

Na última quinta-feira, 20 de outubro, chegou ao nosso conhecimento a fala do deputado Bibo Nunes, promovendo o ódio e desejando a morte de jovens estudantes. Ao dizer que os estudantes merecem ser “queimados vivos”, além de desumanizar e desprezar por completo os estudantes da Universidade Federal de Santa Maria, demonstrou total desconsideração pela memória e história da cidade, marcada pela tragédia-crime da boate Kiss, em que 242 jovens, dentre eles mais de 100 estudantes da mesma universidade, faleceram no incêndio. Demonstrou, também, não sentir absolutamente nada pelas nossas perdas, violentando nosso luto e indo na contramão do nosso propósito, que é lutar em prol da vida e segurança de todos.

A juventude de Santa Maria é marcada pelas cicatrizes da tragédia e ainda busca formas de viver e lidar com as consequências traumáticas da nossa história. As ofensas à vida proferidas pelo deputado são uma barbárie e ferem a toda humanidade de uma nação. Jamais aceitaremos a naturalização da insanidade, da violência e da desumanidade. Não aceitamos a desculpa de “mal entendido” de quem proferiu as frases que disse, na íntegra, e que faz do uso da palavra sua profissão.

LEIA TAMBÉM:

UFSM. Deputado faz ataque contra os alunos que protestaram: “lixos, merecem ser queimados vivos”, reportagem de Maiquel Rosauro, publicada pelo site no dia de 15 outubro (AQUI)

Reitoria da UFSM divulga nota à comunidade e repudia vídeo, sem citar o deputado” (AQUI)

Aos familiares de vítimas, sobreviventes, amigos de vítimas e santa-marienses em geral, saibam que jamais abriremos mão de lutarmos pela honra e memória de nossos filhos e amigos que perdemos. Promover ódio é desonrar a memória das vítimas e sobreviventes, que muitos naqueles momentos torturantes e de desespero do incêndio na Kiss não se detiveram e voltaram para salvar amigos. A esses jovens heróis não podemos aceitar a covardia da desumanização pela palavra, pois, palavras como tais proferidas resultam em novas tragédias.

Santa Maria, 21 de Outubro de 2022

Gabriel Rovadoschi Barros

Presidente da AVTSM

Sobrevivente do incêndio na Boate Kiss

Doutorando na Universidade Federal de Santa Maria”

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo