Por Adriana Zottis / Da Moglia Comunicação Empresarial
O município de São Sepé comemorou, na tarde de quarta-feira (19), a conquista do Selo Ouro concedido ao seu Escritório de Desenvolvimento. A premiação foi entregue durante evento na Mercopar, em Caxias do Sul, que certificou um número recorde de 119 cidades que se destacaram na excelência do atendimento a empreendedores locais.
“Conquistamos este troféu porque recebemos o apoio e confiança da administração municipal para aplicarmos as políticas públicas e, principalmente, pela dedicação dos funcionários de nosso escritório. Me sinto honrado em trabalhar ao lado de uma equipe que não mede esforços para atender as demandas dos empreendedores locais e da comunidade”, afirma o diretor do Escritório, Leandro Gonçalves.
Entre as estratégias para obtenção da certificação, Gonçalves destaca os serviços de orientação e formalização de MEI (Microempreendedor Individual), impressão de DAS e informações gerais para formalização de empresas, atendimento em conjunto ao Corpo de Bombeiros, orientação para participação nas compras públicas, além de disponibilizar no local um coworking, atendimento virtual e alvará online.
“A Prefeitura de São Sepé alterou o planejamento de atendimento ao pequeno e médio empresário local, com apoio do Sebrae RS. Isso já indica reflexos em aumento da empregabilidade e retorno de impostos para o município”, frisa Gonçalves. Conforme o prefeito João Luiz Vargas, todo esforço para fortalecer o empresariado local será feito para que os sepeenses possam empreender, gerar negócios, criar empregos e melhorar a vida no município. “Antes de atrair empresas de fora, temos o compromisso de fortalecer o comércio local e a Sala do Empreendedor é a ferramenta para qualificar, desburocratizar e fomentar novos negócios”, concluiu.
Resultado de uma parceria entre a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e o Sebrae RS, o processo de certificação entregou aos municípios os troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Conhecidas por facilitar a vida dos MEIs e das MPEs na hora de abrir um negócio, oferecer consultorias e capacitação, as Salas do Empreendedor destaque atenderam a uma criteriosa metodologia de avaliação.
Hoje, existem 172 desses espaços em todo o Rio Grande do Sul, que impactam 81% das micro e pequenas empresas gaúchas. Neste ano, alguns novos critérios foram incluídos para a certificação, como a presença das Salas nas redes sociais, para o selo Bronze; e a realização de curso sobre a Lei de Liberdade Econômica pelo responsável da Sala, para o selo Diamante.
Sobre o Cidade Empreendedora
O Programa Cidade Empreendedora é uma iniciativa do Sebrae RS voltada a engajar gestores e servidores na promoção de políticas públicas para o apoio e fortalecimento do empreendedorismo nos municípios, respeitando suas realidades. O programa tem como principal objetivo a transformação local, visando impulsionar o desenvolvimento econômico como um todo, por meio de eixos estratégicos, com a potencialização e institucionalização de alguns capítulos da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.