Câmara de VereadoresPolítica

NA CÂMARA (2). Haverá algo errado? São 110 requerimentos. E quatro projetos de lei. E…

Não pretendo, nem vou, fazer juízo de valor. Vou apenas relatar, a partir do que li do Boletim Legislativo n° 02/2011, da Câmara de Vereadores de Santa Maria, relativo à sessão ordinária marcada para a tarde desta quinta-feira, 24 de fevereiro. Ah, e lá no final, por que não resisto, dou só um pitaquinho. Mas, olha:

São 34 comunicados e telegramas recebidos pelo Legislativo, e que serão repassados aos edis. Normalmente é o aviso da chegada de verbas dos mais diversos ministérios, embora outras coisas também sejam alvo desse tipo de documento.

O BL anuncia, também, a proposição de quatro projetos de lei. Três têm como autor o peemedebista João Kaus – todos denominando ruas. O quarto é do pepista Marion Mortari. Tema: denominação de ruas.

Conta também do Boletim, para que seja dado conhecimento ao plenário, um calhamaço de requerimentos. No total, 110. Há, basicamente, dois tipos: (a) solicitando os mais diversos serviços (empedramento de vias, por exemplo) ou informações (entre outras, se existe o nome de alguma via ou logradouro com o nome de fulano de tal).

Agora, a ordem do dia. Isto é, o que deverá ser votado pelos parlamentares. A menos que alguma coisa seja incluída à última hora, só duas decisões terão que ser tomadas pelos edis.

1) requerimento de três vereadores, solicitando autorização para viajar a Taquarembó, no Uruguai, para participar, entre 1° e 6 de março, da “25ª Fiesta de La Pátria Gaucha”, e

2) requerimento para a formação de Comissão Especial (é exigência regimental) para analisar projeto de Lei Complementar que altera item do Código de Posturas.

QUEM QUISER CONFERIR O BOLETIM, basta clicar AQUI.

PITACO CLAUDEMIRIANO: está mais do que na hora de o parlamento santa-mariense debater a si mesmo. Alguma coisa precisa ser feita para evitar que sejam, todos, meros receptores de informações, despachantes, viajantes ou integrantes de comissão. Não consigo acreditar (e conheço a competência política de muitos deles) que seja apenas isso que se possa ter na Câmara de Vereadores.

O que fazer? Não sei. De repente, não tem solução. Mas não é isso que pelo menos esse editor imagina seja o ideal de um Legislativo. Com a ressalva que posso estar errado. E, nesse caso, nada há a fazer.

PITACO FINAL: do jeito que a coisa anda, se nada for feito, o mais importante no Legislativo da comuna será a Tribuna Livre. O que não é pouco. Mas longe está de ser tudo.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo