Arquivo

Pós-Lula. Serra, favorito para enfrentar Dilma. Aécio insiste. Cenário será montado em 2009

Só uma coisa é definitiva: até o final de 2009 o cenário estará montado. Hoje, o governador paulista José Serra é o favorito, não apenas para enfrentar Dilma Rousseff, que concorrerá pelo PT com o apoio de Lula, mas para vencê-la – é o que apontam as pesquisas, faltando dois meses para o pleito.

 

Mas não há garantia alguma que Serra será mesmo o candidato do PSDB. E se for, vencendo a disputa interna com Aécio Neves (o sorridente da foto, ao lado de Lula), há quem entenda que ele ainda assim possa se candidatar – pelo PMDB, que tem grupos internos a assediar o tucano. O que parece certo, no entanto, é que Ciro Gomes já foi mais candidato. Representando o PSB, pode se transformar em aliado de Aécio.

 

Confuso? Sim, com certeza. Mas em menos de um ano tudo ficará claro. Mais detalhes desse cenário que começa a tomar forma, no artigo de Kennedy Alencar, publicado na versão online da Folha de São Paulo, mais exatamente na coluna “Pensata”. A foto é de Marcello Casal Jr, da Agência Brasil. Confira:

 

“A influência de 2009 na sucessão de 2010

 

As eleições esquentam mesmo no ano em que acontecem. Antes disso, são assunto mais da política e do jornalismo do que da população como um todo. Não deverá ser muito diferente em relação à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acontecerá daqui a um ano e dez meses, em outubro de 2010. Feita a ressalva óbvia, vale dizer que 2009 promete ser um ano bem importante para a definição do cenário sucessório.

 

Haverá movimentos decisivos que deverão ser tomados pelos postulantes à cadeira de Lula. No cenário tido como mais provável, espera-se uma eleição polarizada entre os candidatos do PSDB e do PT. Hoje, os favoritos para essas duas vagas são, respectivamente, o governador de São Paulo, José Serra, e a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff

 

… Analisadas as pesquisas, Serra parece um fato consumado. Ele marcou 41 pontos percentuais no último levantamento do Datafolha, realizado no final de novembro. Mas a pesquisa não é ruim para Aécio. Entre o final de março e o final de novembro, ele deu um salto. Passou de 4% para 17% das intenções de voto. É sinal de que o mineiro, com taxa de conhecimento menor do que a de Serra, tem espaço para crescer…”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra do artigo “A influência de 2009 na sucessão de 2010”, de Kennedy Alencar, na coluna Pensata, publicada na versão online da Folha de São Paulo.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo