CulturaDestaque

CULTURA. “Santa Maria Vídeo e Cinema” divulga nomes dos dois homenageados da sua 15ª edição

Paulo Tavares (local) e Rafa Sieg (nacional) foram anunciados pelo Festival

Por Alexandra Zanela e Luísa Santini / Da Padrinho Agência de Conteúdo

A edição que celebra os 20 anos do Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) acaba de divulgar os nomes dos dois homenageados: o ator Rafa Sieg, para Mostra Nacional, e o diretor Paulo Tavares, para a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região. 

A escolha dos homenageados se dá pela trajetória de ambos os profissionais que está ligada diretamente ao SMVC, seja com eles trabalhando na produção do festival ou concorrendo com filmes. 

15ª edição

O formato do SMVC neste ano será diferente: a mostra local ocorre no dia 30 de novembro de 2022, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM),  e a Mostra Nacional de Curtas-Metragens Brasileiros, em março de 2023, no já consolidado – e democrático – espaço na Praça Saldanha Marinho, no coração da cidade, com a exibição dos filmes selecionados. 

Para esta edição, foram inscritos 24 filmes para a Mostra Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria. As produções precisam ser finalizadas a partir de 1º de janeiro de 2021 e ter até 25 minutos de duração. Os realizadores e realizadoras precisam ser moradores de Santa Maria e/ou cidades com até 70 Km de distância.

Paulo Tavares é o homenageado na mostra local do 15º SMVC e Rafa Sieg na nacional (Fotos Divulgação e Carol Beiriz/Divulgação) 

Homenageado Mostra Local – Paulo Tavares

Diretor Cinematográfico, Licenciado em Teatro, Editor de Imagem e Som, Produtor Executivo em Rádio e TV e Educador Social. Trabalha com formação na área do audiovisual. Atuou no Conselho Municipal de Política Cultural de Santa Maria, é membro da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura, do Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva e do Conselho Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. 
Formado em Direção Cinematográfica e em Montagem e Edição de Imagem e Som pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro e em Licenciatura em Teatro na UFSM. 

Fundador da TV OVO, onde atuou nos projetos TV OVO no Ônibus, Ponto de Cultura Espelho da Comunidade, Pontão Fomento Cultural, Por Onde Passa a Memória da Cidade, Olhares da Comunidade, Narrativas em Movimento e Sobrado Centro Cultural. 

Criador do método Cinema Frankenstein: dispositivo de criação e desenvolvimento de roteiro, projeto de formação audiovisual de prática da escrita criativa e coletiva de roteiros audiovisuais.

Homenageado Mostra Nacional – Rafa Sieg 

Formado Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria (RS) em 2001, durante a formação atuou e dirigiu espetáculos do Teatro Experimental  Universitário. 
Em 2008 mudou-se para o Rio de Janeiro onde cursou a Oficina de Atores da TV Globo. No início de 2015 participou do “Russian Extension Program” promovido pela Escola-Estúdio do Teatro de Arte de Moscou, na Rússia. 

Na TV atuou na minissérie “Se eu fechar os olhos agora” (2019) e nas novelas “Viver a Vida” (2011), “Avenida Brasil” (2013) e “Além do Horizonte” (2014), todas as produções da Rede Globo. Em 2021 estreia na novela “Gênesis” da Record TV.

Nas séries “Surtadas na Yoga” (GNT – 2013/2014); “Mandrake” (HBO – 2012); “Perrengue” (MTV – 2017); “Psi” (HBO – 2019); “Chuteira Preta” (Amazon – PrimeBoxBR – 2019) e “Cidades Invisíveis” (Netflix – 2020).
No cinema são mais de 20 curtas e 10 longas metragens, sendo “Raia 4”, “Simonal”, “Las Ineses”, “Disforia” e “Alaska” as últimas produções.

MAIS ADIANTE VOCÊ LERÁ, AQUI MESMO, ENTREVISTAS COM OS DOIS HOMENAGEADOS

O SMVC

O SMVC nasceu em 2002 como um democrático festival de cinema para valorizar a produção audiovisual local e nacional, e convidar a comunidade para acompanhar as exibições no Theatro Treze de Maio e na Praça Saldanha Marinho. As primeiras 11 edições do evento foram seguidas por um breve hiato, entre 2014 e 2016. Em 2017, o evento foi retomado com uma retrospectiva de sua trajetória. 
Nos dois anos seguintes, as atividades voltaram a ser realizadas na Praça Saldanha Marinho. Em 2021 – quando passa a figurar no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul – o evento ocorreu de forma remota, em função da pandemia de Covid-19.

O 15° SMVC é organizado pelas empresas Filmes de Junho Produtora, IdeiaAção Design e Planejamento e Padrinho Agência de Conteúdo, em parceria com outras entidades da cidade

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo