Por Claudemir Pereira / Editor do Site
* Se vão ficar juntos ou não, logo se saberá. O fato é que um foi incorporado pelo outro, pelo menos neste momento. O site se refere, aqui, a Jader Maretoli (PSC) e Tony Oliveira (Podemos).
* Explicando: como o editor PUBLICOU sábado na coluna que assina no Diário, as direções nacionais decidiram e o Podemos incorporou o PSC – que cederá votos e deputados eleitos, além do número 20.
* No caso do edil, é a segunda vez que o processo se dá, em menos de dois anos. Afinal, Tony Oliveira elegeu-se vereador pelo PSL, partido que se fundiu com o DEM e virou União Brasil.
* Oliveira, porém, buscou outro caminho e criou, desenvolveu e manda politicamente no Podemos em Santa Maria. Não se elegeu deputado, mas fez interessante votação local.
* Aqui, numa penca de mais de 20 candidatos locais, o podemista obteve 9.840 votos à Assembleia, perdendo só para o eleito Valdeci Olveira, o tucano Admar Pozzobbom e o novista Giuseppe Riesgo.
* Maretoli, por sua vez, agora companheiro forçado, de Oliveira, já foi do PTB, do PSL e candidatou-se a prefeito pelo Solidariedade (2016) e Republicanos (2020).
* Noves fora isso tudo, é o maior nome local do PSC, sigla agora desaparecida e pela qual concorreu a deputado federal, obtendo em Santa Maria 4.281 votos.
* Se fosse para imaginar, o editor suspeita que os dois não terão condições de conviver na mesma sílaba, quanto mais não seja por objetivos idênticos e uma só vaga. Quem se mandará? Maretoli, é o palpite.
* Encontro cortez na semana passada, na Assembleia, deve ter selado a ideia. Sim, tanto Valdeci Oliveira quanto o governador reeleito Eduardo Leite querem ir a Brasília dia 1º de janeiro.
* Por conta disso, a qualquer momento o martelo será batido e o tucano será empossado oficialmente para novo mandato às 10 da manhã no primeiro dia de janeiro.
* Será tudo rapidinho, pois uma hora depois acontece a transmissão de cargo no Palácio Piratini, com Ranolfo Vieira Júnir “devolvendo” o cargo a Eduardo Leite.
* Desta forma, tanto o governador quanto o presidente da Assembleia poderão se dirigir a Brasília, onde Luiz Inácio Lula da Silva estará assumindo para um terceiro mandato presidencial.
* Para fechar: a vaga de Marco Peixoto, de Conselheiro do Tribunal de Contas, a ser preenchida em no máximo três anos por um pepista, já teria o escolhido. No caso, o deputado reeleito Ernani Polo.
* E mais: a função de Chefe da Casa Civil do novo governo Leite também seria ocupada por um membro do PP. No caso, o deputado reeleito e ex-líder do governo na Assembleia, Frederico Antunes.
Mais de 9 mil votos para pepista só dá ‘vereador mais votado’. Capincho fez pouco menos do que isto uma vez, tentou um monte de coisas e não logrou exito.
Ernani é qualificado para a sinecura, tecnico em contabilidade, filho de ex-prefeito e trocentos anos na Assembleia. Onde fez o mesmo que os outros, nada. Democracia é cara.