RELIGIÃO. Romaria da Medianeira contará com atrações culturais, inclusive a Orquestra Sinfônica
Parque ainda terá tendas temáticas, palco, praça de alimentação e música
Por Rodrigo Ricordi / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal
Faltando pouco para o início da 79ª Romaria Estadual da Medianeira, a movimentação no Parque e na Basílica da Medianeira já é perceptível. O evento, que tem apoio da Prefeitura, chega em 2022 com a novidade de ser realizado em dois dias, 5 e 6 de novembro, e vai contar com mais atividades voltadas ao convívio dos romeiros no local. Ao longo do parque, serão montadas aldeias temáticas com palco, praça de alimentação, espaço kids e chimarródromo. Cada uma delas vai contar também com atrações artísticas.
As atividades culturais terão seu ponto alto no sábado (5) à noite com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Santa Maria (OSSM), que preparou o Concerto para Maria. A apresentação será no Altar Monumento, às 20h. Confira no link acima a programação detalhada da Romaria. A entrada para todas as atividades é gratuita.
Segundo o padre Juliano Dutra, responsável pela parte cultural, as atividades são mais uma das novidades para aproximar ainda mais os romeiros da Basílica e do Parque da Medianeira.
“A ideia tem o sentido de valorizar os artistas da região e aquilo que é a cultura de Santa Maria nos seus diferentes aspectos, sobretudo em sua dimensão religiosa enfatizando a figura de Nossa Senhora. Mas também se inclui nesse projeto mais amplo que é fazer da Romaria não só um momento de passagem. É fazer com que o parque seja um um lugar de se estar, de ficar mais tempo. Então procuramos fazer com que os peregrinos venham antes, no sábado, e permaneçam aqui com a gente”, afirma.
O maestro da Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Tita Sartor, promete uma apresentação de gala com um repertório variado. Porém, com uma parte destinada a homenagear a estrela da festa, a Mãe Medianeira.
“É um concerto sacro e popular com algumas músicas em homenagem a Maria, algumas dos séculos 18 e 19, Mozart, músicas populares como a Romaria, do Renato Teixeira. Teremos a Juliana Pires e a Rosemari Oliveira, duas cantoras com lindas vozes que vão abrilhantar a nossa participação. As músicas em homenagem a Maria e a Nossa Senhora Medianeira têm arranjos inéditos feitos para a OSSM por Dilber Alonso e Lucas Formolo, que vamos executar ao público pela primeira vez”, adianta Sator.
Sábado (5)
No Parque
10h – Abertura Solene da Quermesse com apresentação da Banda da Brigada Militar
20h – Concerto para Maria – Orquestra Sinfônica de Santa Maria, no Altar Monumento
22h – Procissão luminosa no Parque
As apresentações artísticas ocorrerão das 13h às 17h nas aldeias Hospitalidade, Paz e Fé que ficarão ao longo do Parque da Medianeira.
Domingo (6)
No Parque
Apresentações artísticas ocorrerão das 13h às 18h nas aldeias Hospitalidade, Paz e Fé que ficarão ao longo do Parque da Medianeira.
PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
Tem um monte de gente que não vai ficar sabendo que mudou de data. Questão toda é o Congresso Eucaristico da semana que vem em Pernambuco. Terra da futura ESA.