Uma nova era para Santa Maria – por Jorge Pozzobom
As linhas aéreas: “não faltaram esforço, dedicação e perseverança até aqui”
Santa Maria alça voos para alavancar o seu desenvolvimento. E não é força de expressão. Esta terça-feira, 1º de novembro, entra para a história do nosso município com o voo inaugural da rota Santa Maria-São Paulo/São Paulo-Santa Maria. Essa data é um marco não apenas para a nossa cidade, mas para toda a região central do Estado, que passa a contar com essa conexão pelos ares com a capital São Paulo, considerada o centro financeiro do país. Não tenho dúvidas de que uma nova era está começando em Santa Maria. A partir de agora, teremos um divisor entre o antes e o depois dessa conexão.
Os voos, sob responsabilidade da Gol Linhas Aéreas Inteligentes, partirão do Aeroporto de Santa Maria com destino ao Aeroporto de Congonhas três vezes por semana, às terças e quintas-feiras e aos sábados. O mesmo ocorrerá de lá para cá. Essa logística nos aproximará dos grandes centros do país e impulsionará o progresso de toda a Região Central, pois encurtará caminhos e facilitará dinâmicas pessoais e de negócios nas mais variadas esferas.
Essa conquista, assim como tantas outras, me faz, cada vez mais, reafirmar o sentimento de que estamos trilhando um caminho seguro em direção ao futuro. É mais uma demonstração da força do coletivo, de que não fazemos nada sozinhos, pois essa foi uma construção realizada a muitas mãos. Desde as primeiras tratativas para contarmos com esses voos, que envolveu o Governo do Estado, demais agentes políticos comprometidos com essa causa – e aqui incluo a nossa equipe da Prefeitura de Santa Maria – e a companhia aérea, até tornarmos realidade essa rota, foi muito trabalho envolvido.
Retomando essa linha do tempo, em julho de 2019, a Prefeitura entregou, para a presidência do Gol Linhas Aéreas Inteligentes, estudos comprovando a viabilidade e a demanda comercial para a conexão com São Paulo. Em novembro de 2021, veio a confirmação de voos pela direção da empresa. E, neste novembro de 2022, tem início a rota entre o Aeroporto de Santa Maria e o Aeroporto de Congonhas. Nesse processo todo, não faltaram esforço, dedicação e perseverança até aqui. E seguiremos trabalhando para avançar ainda mais no que diz respeito a esse eixo de desenvolvimento para Santa Maria.
Os voos para São Paulo, aliás, somam-se a uma série de progressos alcançados pelo setor. O Aeroporto de Santa Maria vem recebendo constantes melhorias na sua estrutura física com foco em sua ampliação e modernização. E isso também contribui para atrair novos voos e companhias. A Azul Linhas Aéreas, por exemplo, já oferece rotas fixas para Porto Alegre e, de dezembro a fevereiro, também contará com voos sazonais para Florianópolis (SC). E, a partir de agora, os voos da Gol nos conectarão com os principais destinos do país e do mundo.
Estamos todos confiantes neste novo momento, que fortalecerá o turismo regional e os negócios de toda ordem por meio da conexão entre as pessoas. Encurtamos distâncias e nos dirigimos (agora também de avião) a outro patamar.
(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.
Quem for pegar um voo quinta-feira vai pagar pouco menos de 1200 reais. Só ida. Porque a imprensa vermelha da aldeia já começou com malandragem, ‘se comprar com antecedencia paga menos’. Frete aereo é o mais rapido, mas também o mais caro. Quanto a empresarios, pessoal do Shopping Praça Nova descobriu a urb sem linha aerea para SP, quando existe oportunidade eles encontram. Fatos. O resto é hype para gerar votos no futuro.