A fome, o Natal e a agricultura familiar – por Roberto Fantinel
‘Ações que garantam segurança alimentar e, ao mesmo tempo, gerem riqueza’
Na semana em que o parlamento Gaúcho realizou o Dia “D” da doação de alimentos para um natal mais solidário e feliz, retorno a esta coluna para falar de uma das marcas mais duras da pandemia: o grande número de famílias vivendo em situação de pobreza e insegurança alimentar.
No mesmo momento em que nos aproximamos da celebração de uma das datas mais especiais para o mundo, com mesa farta, comércio lotado e economia prosperando, o natal deste ano vem acompanhado de uma batalha que nem mesmo a vacina ou o tempo conseguiram vencer: a fome.
E ela não vem sozinha! Traz consigo milhares de pais e mães que passam dia e noite pedindo ajuda no sinal, crianças que não tem sequer o básico para comer. Pessoas que sobreviveram à pandemia, mas perderam tudo.
E trago aqui esse entrelaçado de assuntos, para reforçar que muito além de sermos mais humanos e solidários, precisaremos unir esforços, especialmente o setor público, para garantir a dignidade de milhares de pessoas em todo o nosso Rio Grande. E reforço aqui o quão fundamental é a implementação de políticas públicas de estímulo à agricultura familiar.
É da produção da agricultura familiar que vem o alimento que eu e vocês consumimos todos os dias, que os colegas e demais servidores da Assembleia Legislativa doaram na última semana. E é do agronegócio que brotam muitas oportunidades de geração de emprego e renda.
No mês do natal, que traz consigo todo o simbolismo religioso e familiar, saibamos presentear os nossos e a quem mais acharmos cabível. Façamos de dezembro um mês de amor e partilha. Que possamos semear o bem quando doamos um alimento, um agasalho. Quando oportunizamos um pai a voltar para o mercado de trabalho.
Tenhamos a sensibilidade de incentivar, de forma planejada, propostas e ações que garantam segurança alimentar a todos que se encontram em situação de risco e, ao mesmo tempo, gerar desenvolvimento, riqueza e prosperidades para as cidades
(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Também é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.