Boa notícia para os lutadores da água pública – por João Luiz Vargas
A decisão da ministra Presidente do STF, Rosa Weber, e suas consequências
Mesmo após a criminosa tentativa de destruição da água pública, estou feliz. No dia 21 de dezembro de 2022, através de um leilão, a Corsan foi privatizada em um leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), tendo como comprador o Consórcio AEGEA, com proposta única de aproximadamente R$ 4,1 bilhões.
No entanto, na manhã do dia seguinte, 22 de dezembro, recebo a boa notícia. Com uma ótima decisão, a Ministra Rosa Weber manteve as liminares que tínhamos e impede o estado de assinar o contrato de venda da companhia.
Em uma das liminares, a do TST, remete-se para o julgamento de mérito da ação, o que pode demorar bem mais do que o Governo pretendia. Além disso, a Ministra aponta questões sobre a constituição do estado e a mentira que o estado disse que possui outro órgão para executar o saneamento.
Por ter sido proferida a decisão pela Presidente da mais alta corte do país, tem muito peso. Agora, se chega a vir a alteração do Marco pelo Lula, conforme sugerido pelo grupo de transição, a privatização não sai mais!!!
Estamos dentro e bem dentro…
(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.
‘a privatização não sai mais!’ Kuakuakuakua! A empresa vai continuar com os mesmos problemas que a levaram ao estado atual, inclusive a industria de ações judiciais que enche os bolsos dos funcionarios e advogados envolvidos. Ou seja, vai minguar. Molusco com L., o honesto, não tem nada a perder, obvio, mas para o bem da nação não vai durar para sempre. Pessoalmente tanto faz vender ou não. Conclusão: não sai mais é otimismo exacerbado.