DestaqueEducação

CIDADANIA. “UFSM Contra a Fome“ reforça a importância da solidariedade neste final de ano

Só no Comitê de Emergência RUAS há 14 grupos que oferecem refeições

Última doação da campanha ocorreu no fim de novembro. Até dia 23, ponto de coleta está no Centro de Ciências Rurais (Foto Divulgação) 

Por Bruna Homrich / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docentes da UFSM (Sedufsm)

O final de ano está chegando e, com ele, as festividades tradicionais do período. O momento de confraternização, contudo, não é o mesmo para todos. Em Santa Maria, até o mês de junho de 2022, quase cinco mil novas famílias entraram para o Cadastro Único (banco de dados sobre as famílias em situação de pobreza e extrema pobreza).

Uma das iniciativas que têm por objetivo diminuir a dor de quem sofre com a fome na cidade é o Comitê de Emergência RUAS, composto por 14 grupos que servem refeições de segunda a segunda para pessoas em situação de rua e de vulnerabilidade, além de catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Amara Battistel, docente do curso de Terapia Ocupacional da UFSM e coordenadora do Comitê, conta que, no início, os grupos serviam cerca de 50 marmitas. Depois, passaram a servir 60 e 65, até que chegaram ao cenário atual, em que a demanda chega a 80, 90 e, por vezes, a 100 marmitas por dia.

Para contribuir com esses grupos que promovem ações solidárias junto à população que sofre com a fome, a Sedufsm, em parceria com outras entidades e com a Administração Central da universidade, integra a campanha “UFSM Contra a Fome”, lançada no dia 29 de agosto deste ano e, desde então, ativa pelo campus sede (Camobi).

Até a sexta-feira da próxima semana, dia 23 de dezembro, o ponto de coleta de alimentos não perecíveis estará no hall do prédio 42 (Centro de Ciências Rurais). Depois, a campanha é retomada em janeiro, no Centro de Artes e Letras (de 02/01 a 13/01) e, por fim, no Colégio Técnico Industrial (de 16/01 a 27/01).

“Em primeiro lugar, queremos agradecer o apoio e engajamento das pessoas que contribuíram com essa campanha tão potente e solidária. Vimos que a fome tem pressa. Realmente aumentou muito o número [de pessoas sofrendo com a fome], e a gente precisa dessa ajuda. Nossos grupos não são constituídos por muitas pessoas e nós fazemos o que podemos com nossos recursos e recursos de doações que temos recebido. Então é muito importante que cada um e cada uma se solidarize e contribua, especialmente nessas datas, em que vai chegando final do ano, Natal e Ano Novo, e gostaríamos de fazer um jantar mais especial para eles. É um momento muito especial para todos nós e para eles também, e gostaríamos de trazer um pouco de alegria, felicidade, e principalmente comida”, comenta Amara.

Ao fim, ela apela à solidariedade de todas e todos que circularão pelo campus na última semana do ano: “Precisamos estar juntos e darmos as mãos para que possamos ser mais efetivos. Chamo vocês para contribuírem nessa campanha tão potente”.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo