DestaqueSanta Maria

CIDADE. Pozzobom e Decimo promovem tour pelas obras finalizadas e em andamento de Santa Maria

Comitiva visitou serviços realizados pela Prefeitura em diferentes bairros

Convidados embarcaram em ônibus e tiveram o prefeito Jorge Pozzobom e o vice Rodrigo Decimo como cicerones. Foto Marcelo de Oliveira / Prefeitura

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria

A Prefeitura, por meio dos gabinetes do Prefeito e do Vice-prefeito, promoveu, na manhã deste sábado (3), um tour com a imprensa e empresários de Santa Maria com passagens por obras, finalizadas e em andamento, que são de responsabilidade do Executivo Municipal. Com o objetivo de manter a transparência e a prestação de contas da gestão pública, os convidados embarcaram em um ônibus e receberam detalhes do prefeito Jorge Pozzobom e do vice-prefeito, Rodrigo Decimo, sobre os serviços.

“Não estamos passando por todas as obras que a Prefeitura está fazendo ou fez, mas achamos importante que a população saiba que estamos trabalhando para resolver problemas crônicos de nossa cidade. São serviços de drenagem, pavimentação e fresagem de vias, além de reformas, construções e ampliações de unidades de saúde, escolas e outros prédios públicos. Tudo com o intuito de entregar uma cidade melhor a todos”, salientou Pozzobom.

O tour começou pela Gare da Viação Férrea, seguindo pela Avenida Rio Branco (veja todo o percurso abaixo). O vice-prefeito falou aos presentes sobre o Distrito Criativo Centro-Gare, um movimento de revitalização do Centro Histórico de Santa Maria, lançado este ano pela Prefeitura.

“Precisamos reacender o potencial desta região da cidade, tanto econômico quanto turístico e de entretenimento. Não podemos deixar que nossa história se apague. E tendo outras cidades do mundo como exemplo, trouxemos para a Santa Maria o movimento Distrito Criativo, que nomeamos de Centro-Gare, pela localização do nosso centro histórico. Estamos avançando, sempre com a ajuda de empresários e da população em geral”, assinalou Decimo.

O passeio seguiu até o Aeroporto de Santa Maria, onde os convidados visitaram as novas instalações, que foram ampliadas para receberem uma nova empresa aérea. A Gol, que desde 2 de novembro oferta voos diretos entre Santa Maria e São Paulo, no Aeroporto de Guarulhos. Além disso, o terminal também conta com a Azul Linhas Aéreas, que oferece operações para Porto Alegre e Florianópolis.

Além de obras da região Oeste, o tour também passou por serviços das regiões Sul, Leste e Norte. O passeio levou cerca de três horas. Durante o percurso, além de passar informações sobre os trabalhos em andamento, o prefeito e o vice responderam questionamentos dos empresários e da imprensa.

As obras visitadas estão em execução ou já finalizadas, principalmente aquelas ligadas à recuperação asfáltica, drenagem pluvial, creches e uma unidade de saúde. O foco foi mostrar que a Prefeitura de Santa Maria tem ações estruturantes dentro das quatro perspectivas estabelecidas no início do governo: desenvolvimento gerencial, desenvolvimento econômico sustentável, desenvolvimento urbano e desenvolvimento humano.

Além do prefeito e do vice, durante o passeio também representaram o Executivo municipal o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Wagner Rosa, o superintendente de operações da pata municipal, Jairo Rodrigues, o procurador geral do município, Guilherme Cortez, e o chefe do Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima.

Veja no documento o antes e depois de obras concluídas e em andamento, além dos recursos investidos nas iniciativas.

O percurso
Gare
Rua Gomes Carneiro
Rua Euclides da Cunha
Avenida Nossa Senhora das Dores
Rua João Franciscatto
Rua Antônio Gonçalves do Amaral
Aeroporto de Santa Maria
Faixa Nova de Camobi (projeto de duplicação)
Creche Diácono João Luiz Pozzobon
Rua Alfredo Saccol e/ou David Ribeiro
Avenida Brasil
Rua Rio Branco
Creche Nova Santa Marta
UBS Alto da Boa Vista
Avenida Dom Ivo Lorscheiter
Avenida Borges de Medeiros
Rua Castro Alves
Rua Pedro Gauer
Rua Casemiro de Abreu
Rua Ary Lagranha Domingues
Rua Sete de Setembro

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Proxima eleição aldeia fica possivelmente entre a cruz e a caldeirinha (podia ser pior, poderia ser a Claudeirinha), Valdeci e Decimo. Não tem polarização nenhuma, é a mesma patotinha, personagens diferentes. O primeiro tinha uns cinco empresarios no secretariado. Alas, Distrito Criativo já é uma realidade, um tremendo sucesso, as paginas do Diário Vermelho atestam. O mesmo pacto de mediocridade, o mesmo ‘deixa conosco que sabemos o que fazemos’ (bem se ve no estado da urb), a mesma mentalidade de cidade do interior (é bom porque é nosso!), onde qualquer porcaria é a melhor coisa do mundo, incrivel, fantastico, extraordinario! E o Indigesto? Marketando para tentar voltar a AL.

  2. Florianopolis tem um distrito criativo mas não se sabe muito além do que a midia parcial da aldeia divulga. Ir verificar é fora de mão. Como é fora de mão verificar todas as obras que o Indigesto diz que fez. Lançaram mais meia duzia por lá. Porto Alegre já lançou o dela. O boato é que estes projetos tentam emular o que aconteceu no Distrito 22@ de Barcelona. Lembrando que o RJ tentou emular o que aconteceu na Olimpiada que aconteceu na Catalunha e deu no que deu. Prognostico é que comecem a pulular Distritos Criativos. Como aconteceu com as incubadoras e similares. (parques tecnologicos, etc.). Dificil é encontrar cidade que não as tenha: Santa Cruz, Santo Angelo, Passo Fundo, Ijui e assim vai. É muita ‘inovação’, saindo pelo ladrão.

  3. Distrito Criativo virou tabu na aldeia. Mais ou menos como o assunto ESA (que deu no que deu). Como se só com a fala alguém pudesse construir ou destruir alguma coisa. Cidade interiorana é assim mesmo. O ‘projeto’ não foi só anunciado em 2022, foi marketado durante quase toda semana. Alás, não em nada de ‘obra finalizada’, nem iniciou e já é um ‘tremendo sucesso’ (de novo, mentalidade de cidade interiorana, mais ou menos como ‘a barragem é a nossa orla do Guaíba’, perderam a noção do ridiculo). Decisão foi tomada em gabinete e os envolvidos são da mesma patotinha de sempre. Como se pode constatar na cidade tudo o que este pessoal toca ‘vira ouro’ (só que não). Faixa Velha vai ser duplicada em dois anos, mas dá para fazer em um (com comissão de acompanhamento que tirou foto e tomou Doril). Arranjos produtivos locais. Polo de defesa. ESA que ‘só não veio para cá por motivos politicos).

  4. Detalhe: o release tem uma lista do itinerario mas não tem uma lista das ‘obras finalizadas’. Indigesto Nãosoubom passou pela Rio Branco? Falou no Elefante Branco que por lá tem? Alas, Santa Maria tem o Taperinha e tem o Taperão da Rio Branco. Não passou na Angelo Uglione onde a Casa de Caidura se deteriora. O que ele mostrou de ‘finalizado’ na Gare? Mostrou o Centro de Não Eventos na Borges? Alás, na Riachuelo há um desnivel aparente no asfalto proximo a calçada, é impressão minha, ‘defeito de fabricação’ ou ‘acomodação do solo’?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo