Escola de Gestores – por João Luiz Vargas
“Imagine mobilização de formação nas 345 prefeituras que o PDT administra”
Cumprindo agenda em Brasília, conversei com importantes lideranças do PDT sobre a criação de um Centro de Formação de Gestores. Acredito que cada vez mais sejam necessários aos gestores públicos – seja eles do executivo ou legislativo, a participação em capacitações para compreender as tarefas que fazem parte do seu setor de trabalho.
A Fundação LB-AP (Leonel Brizola, Alberto Pasqualini), órgão partidário destinado a formação política e estudos do PDT, é o espaço adequado para isso; e o presidente da Fundação, Manoel Dias, já vêm planejando implantar o Centro de Formação a partir de 2023.
A proposta visa mobilizar quadros técnicos para subsidiar militantes pedetistas que ocupam cargos em administrações municipais. Vejo pessoas ativas no PDT que precisam de formação técnica para melhorar a performance nas funções que ocupam em nome do partido. Imagine criar uma mobilização de formação em escala nacional, nas 345 prefeituras que o PDT administra? A experiência do Paulo Burmann como reitor da Universidade Federal de Santa Maria pode ajudar nesse projeto, participando do grupo estadual.
Embora ainda não tenha conversado com o companheiro e ex-reitor Paulo Burmann para tratar do tema, sei de sua experiência e como poderá contribuir dentro desta proposta para a história dos gestores do Rio Grande do Sul, através da Escola Francisco Juruena, do Tribunal de Contas do Estado.
Vejo a capacitação de gestores eficaz no incentivo a democrática e a desenvolvimento de práticas colegiadas; nas oportunidades de lidar com ferramentas tecnológicas que favorecem o trabalho coletivo; no exercício de práticas inovadoras nos processos de planejamento; e no desenvolvimento de projetos e atividades na área de gestão com o suporte das novas tecnologias de informação e comunicação.
(*) João Luiz Vargas, prefeito de São Sepé (ex-deputado, ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-presidente do Tribunal de Contas do Estado), escreve no site às sextas-feiras.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.