DestaquePolítica

ESTADO. Até terça, Valdeci Oliveira é o governador

Santa-mariense foi empossado no cargo no final da tarde, no Palácio Piratini

Muitos militantes petistas locais, além da familia, estiveram no gabinete do governador, esta tarde (foto Joaquim Moura/Divulgação)

Por Marcelo Antunes / Da Assessoria de Imprensa de Valdeci Oliveira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), assumiu, na tarde deste domingo (11) o cargo de governador interino do Rio Grande do Sul. A troca de comando do executivo gaúcho se deu por conta da viagem que o governador Ranolfo Vieira Júnior, em cumprimento de atividades, fará a São Paulo e Brasília.

Na Capital Federal, Ranolfo se reunirá com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e participará do encontro do Fórum de Governadores. “Lhe desejo muito êxito e muita sorte nesses dias, nessa empreitada que se inicia neste momento”, afirmou Ranolfo.

A solenidade de transmissão do cargo ocorreu no gabinete de Ranolfo, no Palácio Piratini, e contou com as presenças da presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RS), desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, da subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira, do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, além de assessores próximos, amigos (principalmente vindos de Santa Maria e da Região Central) e familiares de Valdeci, como a sua esposa, Elaine Oliveira.

“Para quem saiu do interior de Santa Maria, aos 17 anos, com a quinta-série incompleta para enfrentar um mundo sem grandes perspectivas e muitas dificuldades, mas buscando superá-las com toda a dignidade, é uma honra muito grande poder chegar aqui, mesmo de forma interina, como governador”, destacou Valdeci em sua fala, fazendo questão de frisar que a sua caminhada militante de quase meio século continuará sendo feita com a mesma determinação e superação.

“O senhor ter me dado essa oportunidade é um sinal de respeito e harmonia mútua entre os poderes, mas também um ato de confiança num momento tão difícil em que estamos vivendo. É um exemplo e uma iniciativa grandiosa, e da minha parte tens uma enorme gratidão e também muito respeito”, afirmou.

Ao final do seu discurso, Valdeci também garantiu a Ranolfo que ele poderia cumprir seus compromissos de forma tranquila, “pois vou seguir rigorosamente aquilo que é a regra, não haverá nada de anormal. E caso haja qualquer eventualidade não tomaremos qualquer decisão sem antes conversar com o senhor. Mas espero que isso não venha a ser necessário. O que vamos fazer aqui é escrever um capítulo a mais em tantos anos de vida, de história, de superação. Se estou aqui, é graças à bondade, gratidão de tantas e tantas pessoas e ao apoio incondicional da família”, frisou o parlamentar, lembrando ainda dos ensinamentos passados por seu pai e sua mãe, Seu Joreci e Dona Lenir, com 89 e 83 anos, respectivamente.

Valdeci fica no posto até a próxima terça-feira (13). Em seu lugar, na chefia do Parlamento estadual, o comando ficará a cargo do deputado Luiz Marenco (PDT), vice-presidente do Legislativo gaúcho, cuja transmissão do posto ocorreu momentos antes, no Palácio Farroupilha. “Eu tinha um sonho a percorrer que era cantar, mas não imaginava que ia alcançar. Muito mais do que isso, nunca imaginei que um dia seria deputado”, disse, emocionado, Marenco.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo