Por Marcelo Antunes / Da Assessoria de Imprensa de Valdeci Oliveira
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), assumiu, na tarde deste domingo (11) o cargo de governador interino do Rio Grande do Sul. A troca de comando do executivo gaúcho se deu por conta da viagem que o governador Ranolfo Vieira Júnior, em cumprimento de atividades, fará a São Paulo e Brasília.
Na Capital Federal, Ranolfo se reunirá com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, e participará do encontro do Fórum de Governadores. “Lhe desejo muito êxito e muita sorte nesses dias, nessa empreitada que se inicia neste momento”, afirmou Ranolfo.
A solenidade de transmissão do cargo ocorreu no gabinete de Ranolfo, no Palácio Piratini, e contou com as presenças da presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RS), desembargadora Íris Helena Medeiros Nogueira, da subdefensora Pública-Geral do Estado para Assuntos Institucionais, Melissa Torres Silveira, do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto, além de assessores próximos, amigos (principalmente vindos de Santa Maria e da Região Central) e familiares de Valdeci, como a sua esposa, Elaine Oliveira.
“Para quem saiu do interior de Santa Maria, aos 17 anos, com a quinta-série incompleta para enfrentar um mundo sem grandes perspectivas e muitas dificuldades, mas buscando superá-las com toda a dignidade, é uma honra muito grande poder chegar aqui, mesmo de forma interina, como governador”, destacou Valdeci em sua fala, fazendo questão de frisar que a sua caminhada militante de quase meio século continuará sendo feita com a mesma determinação e superação.
“O senhor ter me dado essa oportunidade é um sinal de respeito e harmonia mútua entre os poderes, mas também um ato de confiança num momento tão difícil em que estamos vivendo. É um exemplo e uma iniciativa grandiosa, e da minha parte tens uma enorme gratidão e também muito respeito”, afirmou.
Ao final do seu discurso, Valdeci também garantiu a Ranolfo que ele poderia cumprir seus compromissos de forma tranquila, “pois vou seguir rigorosamente aquilo que é a regra, não haverá nada de anormal. E caso haja qualquer eventualidade não tomaremos qualquer decisão sem antes conversar com o senhor. Mas espero que isso não venha a ser necessário. O que vamos fazer aqui é escrever um capítulo a mais em tantos anos de vida, de história, de superação. Se estou aqui, é graças à bondade, gratidão de tantas e tantas pessoas e ao apoio incondicional da família”, frisou o parlamentar, lembrando ainda dos ensinamentos passados por seu pai e sua mãe, Seu Joreci e Dona Lenir, com 89 e 83 anos, respectivamente.
Valdeci fica no posto até a próxima terça-feira (13). Em seu lugar, na chefia do Parlamento estadual, o comando ficará a cargo do deputado Luiz Marenco (PDT), vice-presidente do Legislativo gaúcho, cuja transmissão do posto ocorreu momentos antes, no Palácio Farroupilha. “Eu tinha um sonho a percorrer que era cantar, mas não imaginava que ia alcançar. Muito mais do que isso, nunca imaginei que um dia seria deputado”, disse, emocionado, Marenco.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.