Artigos

O nível de educação que entregamos hoje é o reflexo mais fidedigno do nosso amanhã – por Roberto Fantinel

“A forma como pautamos a educação impacta direto no dia a dia dos gaúchos”

Se a educação vai bem, a sociedade vai bem. E nós sabemos que são muitos os obstáculos que ainda precisam ser vencidos para que os índices voltem a subir e para que o ensino volte a respirar aliviado.

A forma como pautamos a educação em casa, nas salas de aula, na gestão municipal e estadual, impacta diretamente no dia a dia dos gaúchos. Aliás, a educação é o traço mais representativo de uma sociedade. É um sábio caminho para as transformações que buscamos.

Se o sinal de alerta para os números de evasão escolar segue ligado, cabe uma reflexão cheia de interrogação sobre onde exatamente estão as crianças e jovens que deveriam estar ocupando uma classe nas salas de aula.

E aqui vem o ponto que abrange todos nós, que, de um lado, nos esforçamos para ir bem, mas tropeçamos ao fecharmos os olhos para a discriminação, indiferença, preconceitos e problemas maiores como o desemprego, a violência e todos os fatores de risco oriundos da vulnerabilidade social. Tudo isso porque diretamente nenhuma dessas questões impacta na nossa vida.

Então, deixo aqui um espaço para pensarmos no nosso papel dentro dos trajetos que estamos traçando e os projetos que estamos construindo. O que será da nossa juventude, em especial dos nossos estudantes?

(*)Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Também é presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo