Prepare-se. Além da campanha pré-eleitoral, ainda haverá os habituais programas dos partidos
Segundas e quintas-feiras, na maior parte do ano, apresentam uma atração extra (?) no rádio e na televisão. São os tradicionais programas partidários gratuitos. Aliás, o tempo ocupado já foi maior, de forma concentrada. Agora, a maioria das siglas tem o programa, mas um número menor delas garante as chamadas inserções gratuitas na programação do rádio e da televisão.
Esse processo, que muitos imaginavam seria interrompido nos anos eleitorais afinal, já há a propaganda gratuita de 45 dias seguidos, antecedendo o pleito -, segue normalmente no primeiro semestre de 2008, quando escolhemos os 5.500 prefeitos e 40 e poucos mil vereadores brasileiros.
E, inclusive, é conhecido até mesmo o calendário de ocupação do espaço nos veículos eletrônicos. No caso do rádio, a partir das 8 da noite; na TV, às 8 e meia. E os maiores partidos terão 10 minutos disponíveis; os menores até 5 minutos, no máximo. Conforme, sempre, sua representação parlamentar federal. E parte deles, inclusive, tem as inserções, em datas não necessariamente coincidentes.
Do ponto de vista estritamente eleitoral, é possível dizer que, no rateio das datas feito pelo Tribunal Superior Eleitoral, quem saiu ganhando foram PT e PSDB. Que irão ao rádio e à TV mais tarde. E mais próximo da eleição. No caso petista, 5, e no tucano, 19 – ambos em junho. Outro grandão, o PMDB, vai ao ar em 6 de março. As outras agremiações, embora importantes, tiveram azar e terão espaço mais cedo, o que significa o esquecimento também mais rápido. É. Pois é.
SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a reportagem TSE divulga datas da propaganda partidária para o primeiro semestre de 2008, da Agência de Notícias do Tribunal Superior Eleitoral.
Para saber a data exata dos programas nacionais de rádio e TV de todos os partidos, clique aqui .
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.