Orçamento. Yeda quer déficit zero e investimentos de R$ 1,25 bilhão, na proposta que foi à AL
Nem realista, como em 2008, nem otimista, como se poderia presumir. Mais que isso, a imagem que fica do anúncio da proposta orçamentária do Estado para 2009, feita pela governadora Yeda Crusius nesta segunda-feira, é de absoluto entusiasmo.
A Chefe do Executivo (na foto, entre os secretários Mateus Bandeira, de Planejamento, e Aod Cunha, da Fazenda) demonstrou esse sentimento com clareza, ao falar durante a solenidade de assinatura do projeto enviado à Assembléia Legislativa. Mais detalhes, no material distribuído aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini. A foto é de Jefferson Bernardes. Acompanhe:
Yeda assina oficio do projeto histórico do Orçamento com déficit zero
Déficit zero e R$ 1 bilhão e 250 milhões em investimentos são duas grandes marcas da proposta Orçamentária para 2009 apresentada nesta segunda-feira (15) pelo Governo do Estado a parlamentares e representantes de diversos segmentos da sociedade do Rio Grande do Sul, em almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini. Os dois fatos, ausentes das contas públicas do Estado há 37 anos, foram comemorados pela governadora Yeda Crusius: “Vamos poder voltar a investir com autonomia e sonhar alto”.
Yeda assinou o ofício de encaminhamento do projeto de lei da proposta do Orçamento 2009, encaminhada pessoalmente pela governadora, logo depois, à Assembléia Legislativa. “Nesta data, estamos efetivamente diante de um fato histórico. Não se trata de marketing, teoria ou estratégia. É uma realidade perseguida e sonhada há muitos anos, tentada por governantes antes de nós e que agora foi definitivamente alcançada”, afirmou.
“Zeramos o déficit, equilibramos o caixa, saneamos as contas e honramos o compromisso firmado com a população, mas sabemos todos que há um longo caminho pela frente”, enfatizou Yeda. Ela comparou o momento ao da colheita de três semeaduras. “Desde o nosso primeiro dia de governo, a semente inicial que lançamos de secretaria em secretaria e em todos os órgãos foi: não se gasta mais do que se arrecada. A segunda é fazer mais com menos. E a outra, otimizar receitas”.
Vitória
Yeda afirmou, na sua mensagem aos participantes da reunião: “Esta é uma vitória do governo, mas, na verdade, o governo é parte e apenas líder de uma vitória da maturidade política de todo o Rio Grande do Sul e da sua união em torno deste objetivo”. O Rio Grande do Sul, a partir da proposta de Orçamento 2009 e do novo cenário das finanças, integra-se aos demais 15 estados assessorados pelo Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), com apoio do Instituto Nacional de Desenvolvimento Gerencial (INDG)…
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra desta e, se desejar, também de outras reportagens produzidas e distribuídas pela assessoria de imprensa do Palácio Piratini.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.