Por Maiquel Rosauro
A semana iniciou triste em Santa Maria com a morte do jornalista e vereador emérito Luiz Roberto Simon do Monte, o Beto São Pedro, 70 anos. O velório teve início às 20h, desta segunda-feira (30), na sede do Parlamento Municipal, e seguirá até as 17h desta terça-feira (31). Logo após, o corpo será encaminhado para cremação.
Natural de São Pedro do Sul, foi eleito vereador em 1982, pelo PMDB, conquistando 1.050 votos. Atuou na Casa na Legislatura 1983-1988. Durante o mandato, filiou-se ao PT.
Nas redes sociais, lideranças políticas, sindicatos e o Poder Legislativo lamentaram a perda.
Paulo Pimenta (PT), ministro da Secretaria de Comunicação Social
Valdeci Oliveira (PT), presidente da Assembleia Legislativa
Luiz Fernando Mainardi (PT), deputado estadual
Valdir Oliveira (PT), vereador
Ricardo Blattes (PT), vereador licenciado
Sidinei Cardoso, presidente municipal do PT
Gerri Machado, presidente municipal do Avante
PT de Santa Maria
Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria (Sinprosm)
2º Núcleo do CPERS/Sindicato
Câmara de Vereadores de Santa Maria
Lamentável. ‘El tiempo pasa nos vamos poniendo viejos’. Marcos Rolim de gravata. Atras, de jardineira, o Langone. Este foi presidente da UNE, se lembro bem, e nestas levou uns 8 anos para se formar. Tranquilidade em pessoa, jardineira e bolsa quase sempre. O que leva a pergunta: algum componente da ‘intelligentsia’ da aldeia se preocupou em pegar o depoimento deste povo para registro?
Santa Maria, região e o Estado perdem um ser humano de coragem, alma e amigo. Esposo, pai e companheiro de sonhos da militância política. A esquerda perde um político ético, revolucionário e amigo de verdade que junto com Marcos Flávio Rolim fizeram a diferença na legislatura de 1982 na Câmara de Vereadores de Santa Maria, que se somaram a eles, João Nascimento da Silva (MDB) e Luiz Rangel Figueiredo (PCB), sendo a melhor legislatura que a casa já teve e também ao Orcy de Oliveira (PDT). Quem assinou minha ficha de filiação ao PT, depois da filiação interna que eu não tinha idade antes. Gostava de pescaria e de uma boa conversa. Foi meu defensor quando em 1996 as correntes majoritárias me tiraram da disputa de vereador em Santa Maria. Esposo da professora diretora Cleonice Fialho e pai da atriz Manuela do Monte. Você não vai morrer na minha mente e meu coração meu amigo de sonhos pela Emancipação dos Trabalhadores. A família meus profundos sentimentos. Força! Muita luz para ele. E que vocês devem ter muito orgulho do Beto São Pedro. Meu colega Municipário de Santa Maria. O jornalista que não escrevia bobagem, seus sonhos ganhavam vida. Saudades eterna.