Por Maiquel Rosauro
As eleições de 2022 não foram capazes de aumentar a adesão a partidos políticos em Santa Maria. O município perdeu 505 eleitores filiados em relação a 2021. O ano terminou com 25.872 filiados contra 26.377 de dezembro do ano anterior. O PT segue com a maior quantidade de militantes, concentrando 25,8% de todos os filiados em siglas da cidade.
Porém, nem a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à presidência da República foi capaz de aumentar as trincheiras do partido da estrela vermelha. A legenda registrou, no período, 127 desfiliações, terminando dezembro com 6.676 registros em seus quadros.
Entre os 15 maiores partidos da cidade, apenas um não apresentou saldo negativo de filiações: o Podemos, sigla do vereador Tony Oliveira, que terminou o ano com 131 filiados, acréscimo de 14,91% quando comparado a 2021.
Outras duas siglas também merecem atenção. Uma é o Republicanos, que perdeu apenas um filiado em 2022. A legenda tem 765 militantes e dois vereadores (Alexandre Vargas e Getúlio de Vargas). Não será surpresa se, em breve, um dos Vargas se lançar pré-candidato ao Executivo.
Outra agremiação para prestar atenção em 2023 é o Avante. O partido liderado pelo ex-candidato a deputado federal Gerri Machado ganhou 12 filiações ano passado, chegando a 33 nomes. É uma sigla pequena e é difícil imaginar que terá candidato à Prefeitura. Mas trata-se de uma legenda na qual todos os outros caciques, da esquerda à direita, vão querer conversar na hora de compor alianças para outubro de 2024.
Abaixo, confira o quadro de filiações:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.