DestaqueRegião

SÃO GABRIEL. Exposição resgata carnavais do passado gabrielense no Museu da Igreja do Galo

Mostra traz fotos, recortes de jornais e outros registros das antigas festas

Exposição destaca a história de grandes carnavalescos e entidades que já não mais existem. Foto Divulgação

Por Prefeitura de São Gabriel

Foi iniciada na semana passada uma Mostra Cultural no Museu Nossa Senhora do Rosário – Bom Fim, popularmente chamado Museu da Igreja do Galo, promovendo o resgate da memória histórica dos carnavais gabrielenses e das personalidades históricas do carnaval de São Gabriel. A mostra é promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, sob a coordenação do assessor cultural Marcel Bastianello (“Marcel da Cohab”) e o curador do museu, professor Beraldo Lopes Figueiredo. Cooperam na montagem da exposição os carnavalescos Diogo Machado e Jovani César.

Um trabalho de pesquisa e compilação de dados reuniu fotos, recortes de jornais e outros registros de carnavais do passado, com destaque para a história de grandes carnavalescos e entidades que já não mais existem.

Sobre o Carnaval de Rua, o carnavalesco Marcel ressalta que a Administração Municipal desde o ano passado tem procurado as entidades carnavalescas para planejar o carnaval deste ano e preparar as entidades para as novas exigências da legislação federal para repasse e prestação de contas de recursos públicos, sem a obtenção de um consenso.

A Secretaria de Turismo está buscando parceiros empresariais, através da Lei Rouanet, para apresentar atrações especiais no mês de fevereiro, e as entidades carnavalescas poderão realizar suas atividades próprias.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo