DestaqueSaúde

SAÚDE. Rodrigo Decimo sanciona lei que autoriza presença de doulas em maternidades e hospitais

Presença da doula tem sido cada vez mais pedida entre as mulheres

Lei 6.718 foi sancionada pelo prefeito em exercício, Rodrigo Decimo, na segunda-feira (9), no Centro Administrativo Municipal. Foto Marcelo Oliveira / Prefeitura

Por Gabriel Marques / Prefeitura de Santa Maria

As doulas dão suporte físico, técnico e emocional às gestantes e parturientes em diferentes momentos, seja no pré-natal, no parto e no pós-parto. Não se trata de uma profissão, mas está catalogada no Código Brasileiro de Ocupações (CBO) sob o número 3221-35, e a regulamentação já tramita em nível nacional. Recentemente, a presença da doula tem sido cada vez mais pedida entre as mulheres que buscam ter uma experiência de parto humanizado.

“Nosso objetivo é continuar a política de olhar atencioso para as mulheres. Este é mais um passo importante nas ações que visam a saúde e o bem-estar da população feminina de Santa Maria, além de dar condições de trabalho às doulas”, disse o prefeito em exercício Rodrigo Decimo, que sancionou a lei, acompanhado do prefeito Jorge Pozzobom, licenciado por motivo de férias.

A lei é de autoria dos vereadores Marina Callegaro e Paulo Ricardo Siqueira Pedroso, que foram recebidos na manhã de segunda-feira (9) no Centro Administrativo Municipal por representantes do Executivo. A iniciativa permitirá que as doulas realizem cadastro via Sistema Único de Saúde (SUS) ou entidades particulares para o exercício da função, bem como especifica que a presença de doulas não se confunde com a de acompanhantes. O texto ainda autoriza o uso de instrumentos de trabalho, que poderão ser bola de exercício físico, bolsa de água quente, óleos para massagem etc. 

“Garantimos mais um direito para as mulheres santa-marienses. Foi um processo de aproximadamente um ano, que passou por diferentes debates até sua aprovação. Eu mesma tive o apoio de doulas quando estive grávida e foi uma experiência ímpar”, afirmou a vereadora Marina.

Da mesma forma, Paulo Ricardo ressaltou a grandeza da lei aprovada e reforçou o desejo por mais feitos que favoreçam às mulheres. Os vereadores também estavam acompanhados de duas doulas, Luise de Araújo e Mariana Souque, que explicaram parte das funções que realizam junto às mães.

O que a doula faz:

• Auxilia no plano do parto;
• Prepara a gestante física e emocionalmente para o parto;
• Auxilia a parturiente com a respiração e a encontrar posições mais confortáveis durante o parto;
• Propõe sugestões para alívio de dores, como relaxamentos e banhos;
• No pós-parto, oferece cuidados ao bebê e ajuda no processo de amamentação;

O que a doula não faz:

• Qualquer tipo de procedimento clínico ou médico, como aferição de pressão, administração de medicamentos, toques vaginais e outros;
• Discutir os procedimentos com a equipe;
• Substituir os profissionais da equipe de assistência ao parto;
• Substituir o acompanhante garantido por lei, salvo se for escolha da parturiente

Benefícios da doula durante gestação e parto:

• Trabalhos de parto em menos tempo;
• Experiência de parto mais positiva e satisfatória;
• Partos menos dolorosos;
• Menos cesáreas desnecessárias;
• Menor risco de parto com fórceps;
• Recém-nascidos com menos dificuldades respiratórias;
• Menor risco de depressão pós-parto;
• Início mais imediato da amamentação

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Para sair na foto Indigesto Nãosoubom interrompe até as férias. Doula sempre achei que fosse aspone de parturiente ‘fresca’. Pelos ‘beneficios’ tem propriedades magicas, é uma especie de amuleto humano. ‘Trabalhos de parto em menos tempo’, ‘Menos cesáreas desnecessárias;’, ‘Recém-nascidos com menos dificuldades respiratórias’ ou seja, influencia paranormal na fisiologia. ‘Partos menos dolorosos;’, doulas tem efeito analgesico, anestesista deve estar presente só para ‘bonito’. Alas, problemas estatisticamente pouco numerosos são citados. Parturiente tem uma expectativa do processo e, se der ruim, sem problema, é ‘violencia obstetrica’. Os defensores da ‘ciencia’ tem conceito bastante peculiar de ‘ciencia’.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo