Por Maiquel Rosauro
Se tem algo que nenhum santa-mariense pode reclamar é da criatividade de seus vereadores. Além do mais, poucas cidades podem se dar o luxo de possuir um Dia da Vacina e um Dia do Vacinador. Ambas as datas foram aprovadas na atual legislatura. Apenas nos últimos dois anos foram criadas 28 leis que renovam o Calendário Oficial de Eventos.
O Dia do Vacinador foi criado em 2021, por Alexandre Vargas (Republicanos), e é comemorado em 17 de outubro. Já o Dia da Vacina surgiu ano passado, é celebrado em 19 de janeiro e tem como autor Givago Ribeiro (PSDB) – atual presidente da Casa.
Entre as datas memoráveis, destaque para o Dia da Retidão, de Roberta Pereira Leitão (PP), a ser comemorado sempre no dia 7 de cada mês.
“Neste dia poderão ser promovidas ações com o intuito de conscientizar a população sobre a necessidade e os benefícios de se manter uma conduta proba, reta e honesta tanto na área pessoal como na profissional, conservando assim, a integridade do cidadão brasileiro”, diz a legislação.
O parlamentar que mais apresentou projetos referentes a eventos foi Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB), com quatro iniciativas que se tornaram leis: Mês do Orgulho LGBTQIA+, em junho; Festival Internacional LGBTQIA+ de Voleibol, em junho; Campeonato Municipal de Futsal, em agosto; e a Liga Regional de Futevôlei (campeonato anual em 4 etapas: janeiro, abril, julho e novembro).
Das 28 leis, apenas uma não é assinada pelos vereadores. É o caso da Lei 6579/2021, de autoria do Poder Executivo. A legislação determina que, no caso de impedimento ou recusa da Associação Tradicionalista Estância do Minuano ou do Centro de Pesquisas Folclóricas Piá do Sul para a realização da Tertúlia Musical Nativista, a Prefeitura poderá realizar o evento ou firmar parceria com outra entidade interessada em promover a Tertúlia.
Confira, abaixo, a lista completa:
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.