LEI SECA. Nova legislação do Sossego Público entra em fase de orientação pedagógica em Santa Maria
Serão realizadas rondas por vias e praças públicas durante a madrugada

Por Joyce Noronha / Prefeitura de Santa Maria
A lei complementar 159/2022, que dispõe sobre o Código de Posturas para garantir o sossego público e proibir, entre meia-noite e 7h, o consumo de bebida alcoólica em via pública, entrou em período de orientação pedagógica a partir da meia-noite desta sexta-feira (17). Nesta fase, equipes da Fiscalização Municipal e da Guarda Municipal, com apoio da Brigada Militar (BM), vão fazer rondas por vias e praças públicas durante a madrugada para explicitar a legislação à população e as consequências de seu descumprimento.
Um grupo de trabalho se reuniu nesta quarta-feira (15) no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Santa Maria (Ciosp), que também vai atuar na força-tarefa, para debater as primeiras ações referentes esta lei.
“Esta legislação preza pelo sossego público e também é uma forma de garantir a segurança da população. Vamos começar o trabalho de fiscalização e conscientização do público para essa nova rotina do Município. A ideia não é acabar com os encontros dos jovens, mas seguir os exemplos de outros locais que limitaram o consumo de bebidas e reduziram a violência e a perturbação do sossego público durante a madrugada”, salientou o secretário adjunto de Licenciamento e Desburocratização, Guilherme Badke.
De acordo com o texto, a vigência da lei ocorre em todos os dias da semana para consumo de bebidas alcoólicas em logradouros públicos de Santa Maria. A legislação também prevê a proibição de som alto no lado externo de veículos em movimento, parados ou estacionados. O Ciosp também vai auxiliar a população por telefone, por meio do número 153.
Além das rondas, o grupo de trabalho vai repassar orientações a proprietários de estabelecimentos, como bares e casas noturnas, conforme a nova legislação. O período de orientação pedagógica é para conversar com a população e para esclarecer dúvidas sobre a lei. O texto passa a vigorar em junho deste ano. A partir daí, serão aplicadas as penalidades previstas na lei, como multa. Em primeira ocorrência, a penalidade será o pagamento de 50 Unidades Fiscais Municipais (UFMs). Já na segunda reincidência, a multa passa para 200 UFMs e na terceira para 1000 UFMs.
A lei é de autoria do vereador Getúlio de Vargas e foi sancionada pelo, então, prefeito em exercício Rodrigo Decimo em dezembro de 2022. Acesse aqui o texto completo da lei.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.