Por Manuela Vasconcellos / Prefeitura de Santa Maria
Dando continuidade ao Cronograma de Vacinação contra a Covid-19 em Santa Maria, a Prefeitura se prepara para o início de uma nova etapa. A partir desta terça-feira (14), equipes da Secretaria de Saúde começam a dispensação com doses bivalentes de pessoas atendidas nas Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). A primeira ação será no Lar das Vovozinhas (Av. Hélvio Basso, 1.250, Bairro Duque de Caxias), às 11h30min, onde idosos receberão a primeira dose. Após, as outras instituições locais, que são num total de 26 – entre filantrópicas e privadas – serão incluídas no cronograma.
A imunização nas ILPIs faz parte da primeira etapa. Trata-se de uma antecipação do que o Ministério da Saúde definiu como Fase 1, que inclui também abrigados e trabalhadores de ILPIs, pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e comunidades indígenas. Esses, deverão ser atendidos conforme a chegada de novas remessas com a imunização.
Na última semana, a 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) recebeu as doses bivalentes. Para Santa Maria, foram enviadas 1.254 vacinas, recebidas ainda nesta segunda-feira (13). As vacinas bivalentes contam com cepas atualizadas contra o coronavírus, incluindo a proteção contra a variante Ômicron. Para fazer essa dose, a pessoa precisa ter concluído, ao menos, o esquema primário da vacinação Covid-19, composta pelas duas primeiras doses ou dose única das vacinas monovalentes.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.