Uma nova praça para Santa Maria – por Jorge Pozzobom
Quem passou pelo centro de Santa Maria nos últimos dias, com certeza já percebeu uma movimentação diferente, um pouco mais de barulho e uma certa bagunça, ou seja, aquele “transtorno” necessário para toda e qualquer melhoria a ser feita. Mas, é como eu sempre digo, o transtorno passa, e a obra fica. Afinal, são os primeiros passos antes da revitalização da Praça Saldanha Marinho, um antigo desejo nosso, meu e do vice-prefeito Rodrigo Decimo.
Reforço que esse ainda não é o início da revitalização da praça, um dos cartões-postais da nossa cidade. Pelo menos não da parte que fica visível a todos. Primeiro, faremos o trabalho de macrodrenagem no local. Isso envolve resolver problemas de tubulação, esgoto, eletricidade, entre outras “surpresas” que já apareceram e, ainda, poderão surgir no caminho. Tudo isso para resolver problemas crônicos que não são aparentes a quem olha só por cima ou que exige a rápida finalização da obra. Exemplo disso é a reforma do nosso Calçadão, um trabalho nunca feito antes. Logo, logo, teremos um centro comercial lindo, mas poucos sabem que tivemos que fazer 175 metros de galeria para resolvermos, definitivamente, problemas de escoamento no local.
Mesmo com todos os contratempos, estamos com 63% da obra do nosso Calçadão concluída, e adiantados em relação aos prazos estabelecidos pelos nossos técnicos. É muito importante que todos saibam desses detalhes, visto que trabalhamos com transparência e responsabilidade.
E, para o nosso Centro Histórico ganhar o destaque que merece, a revitalização propriamente dita da praça deve começar imediatamente após a 50ª edição da Feira do Livro, em maio, na semana do aniversário da cidade. Chafariz, coreto, iluminação, piso e arborização fazem parte de todo esse conjunto. A reforma da Saldanha Marinho também será viabilizada pela Construtora Jobim, que abraça esse projeto conosco, devido a uma contrapartida no valor de R$ 1.267.610,61, por conta do desmembramento de um terreno junto ao Colégio Metodista Centenário, onde a empresa está construindo um prédio.
E, por falar em arborização, já adianto que será necessário cortar algumas árvores. Já sei que isso vai nos trazer muitas reclamações, como ocorreu em relação à reforma total da Praça Astrogildo de Azevedo, também conhecida como Praça do Caridade, mas, garanto que outras serão plantadas no local. Já digo isso porque, desde o início da nossa gestão, faço questão de trabalhar com absoluta transparência.
Também me perguntam qual é a previsão de conclusão da reforma da Praça Saldanha Marinho. Não sabemos, ainda não há como prever. No entanto, posso adiantar que, daqui a algum tempo, os moradores e visitantes de Santa Maria contarão com uma praça totalmente revitalizada, linda, da qual todos iremos nos orgulhar muito.
(*)Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.
Crédito da foto.: Marcelo Oliveira / Prefeitura de Santa Maria
Sim, nova praça, cortesia da construtora Jobim. E os contratempos do Calçadão só aconteceram por incompetencia. Não precisa dizer de quem.