Por Maiquel Rosauro
Os vereadores de Santa Maria vão analisar, na sessão desta terça-feira (14), moção de repúdio dos parlamentares Marina Callegaro (PT) e Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) contra a polêmica declaração do proprietário da Construtora Jobim, Gustavo Jobim, sobre doação de sangue. Em uma live, no final do mês passado, ele disse que “Tatuado, aidético, puto, essas coisas, não podem doar sangue”.
Após a repercussão negativa, que atravessou as fronteira de Santa Maria, Jobim disse que fez um comentário indevido e se desculpou pela declaração.
“Faltei com respeito e pedi perdão”, declarou o empresário.
Na justificativa, os proponentes apontam que a moção visa expressar solidariedade com os citados no vídeo.
Aposta
O clima no Legislativo é pela reprovação da moção contra Jobim. O Site conversou com algumas fontes que apostam no caráter corporativo da maioria dos parlamentares para barrar a proposta. A ver.
Homenagem
A vereadora Luci Duartes – Tia da Moto (PDT) foi convidada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) para ser uma das homenageadas na 5ª edição do Prêmio Mulheres de Luta. O evento será realizado no dia 25 de março, às 17h30min, no Restaurante Divino (Avenida Rio Branco, 880, ao lado da Igreja Anglicana).
Luci tem se aproximado dos petistas nos últimos anos e, inclusive, está entre os nomes ventilados para vice de Valdeci em uma eventual candidatura do deputado à Prefeitura de Santa Maria em 2024.
MDB+PSDB
O MDB de Santa Maria está dividido. Há lideranças lutando contra o namoro com o PSDB que visa o ingresso do partido no governo de Jorge Pozzobom (PSDB) e apostando em uma candidatura própria da sigla em 2024. Por outro lado, há emedebistas construindo a aliança com a Prefeitura de olho nos cargos que irão cair imediatamente no colo do partido. Nos bastidores, fala-se em 12 cargos, que não ficariam restritos à Prefeitura, mas também ao governo do Estado.
Vale lembrar que o Palácio Piratini, hoje, é governado pelo tucano Eduardo Leite e que conta com o emedebista Gabriel Souza como vice. Além disso, o atual secretário de Assistência Social é o deputado estadual licenciado pelo MDB, Beto Fantinel, que tem sua base na região.
A entrada oficial do MDB no governo tucano, neste momento, anteciparia uma dobradinha entre as legendas para o próximo pleito municipal. Mas quem seria o cabeça de chapa?
Hummm….Problema não é a moção, é que do Casarão só sai moção. Ou outras abobrinhas inuteis. Passar pano para Jobim, não é o caso. Não era da firma dele que na epoca da mudança do plano diretor vinham ônibus cheios para as audiencias publicas? Sujeito anunciava uma ação na empresa e naquele meio a comunicação tem que ser mais ‘direta’. No que leva ao mais importante da situação, qual o estado dos estoques de sangue nas unidades de saude da aldeia? Ou isto é ‘pratico’ demais para ser tratado no Casarão?